O Ombu é um power trio paulista que toca um rock sossegado, bem de boa.
Os músicos João Viegas (baixo e voz), Santiago Mazzoli (guitarra) e Thiago Barros (bateria) se conheceram durante o colegial, em 2012, e a partir de referências semelhantes criaram o grupo. Lá em 2013, lançaram o EP Caminho das Pedras e o single “Tremolo”, assinado por Henrique Zarate (Gigante Animal e HEZ). Dois anos depois, em 2015, lançaram o EP Mulher, provando que fazem um bom som e vieram pra ficar, e mostrando toda a desenvoltura em diversos shows por São Paulo e outros estados.
Para este ano, os caras preparam o EP Pedro, que foi nomeado a partir de um fã de mesmo nome que sempre pedia música nova à banda, e o TMDQA! em conjunto com o Ombu preparou um “faixa a faixa” exclusivo comemorando o lançamento do novo trabalho, para você ler enquanto ouve no player abaixo.
Bora?
Sem mais
“Essa é a primeira metade de uma música que chamávamos de “Nova” até algumas semanas atrás. Era uma faixa que tinha uma mudança de intensão marcante bem no meio e quando passamos pela pós, decidimos separá-las. A proposta foi trabalhar a singularidade de cada metade e assim acabou entrando o clarinete e o coro com as crianças nessa primeira parte.”
Sina
“‘Sina’ é a segunda parte da música “Nova” e, diferente da primeira, ela é bem intensa e ‘pesada’, quase toda instrumental. Na pós produção, decidimos adicionar o sintetizador no final para dar uma impressão de sujeira a mais, como se fosse uma confusão de timbres.”
Omça
“Foi feita a um bom tempo atrás (alguns anos). A gente tava se preparando para o primeiro show da Omça (Ombu+Raça) e fizemos o instrumental todos juntos (os seis integrantes). Tocamos ela bastante desde então.”
Calma
“Essa também é antiga, tentamos toca-lá algumas vezes, mas nunca sentíamos que tínhamos chegado lá. Quando começamos a pré-produção do “Pedro”, na casa do Thiago, voltamos a olhar pra ela e fizemos uma releitura. Decidimos dar uma atenção para a construção, aproveitando os espaços que ela tinha. Gostamos bastante do resultado e lançamos ela primeiro como single.”
Queria
“Essa música foi uma das quatro que tocamos em nosso primeiro show em 2012, era um esquema de quota de ingresso e conseguimos arrastar uns 15 amigos pra Outs. A faixa conta com vocais do Nego (Thiago, baterista da Ombu e Raça) e do Novato (baixista da Raça) bem graves e uma atmosfera tensa que passa por um fio, cresce e termina.”