“Who the fuck is Arcade Fire?” Foi essa pergunta que milhares de pessoas fizeram no Twitter em 2011 quando a banda canadense venceu o prêmio de Álbum do Ano no Grammy com The Suburbs, seu terceiro disco de estúdio.
Não à toa, a repercussão e surpresa da própria banda ao vencer o prêmio foram enormes, já que eles haviam acabado de derrotar ninguém menos que Eminem, Lady Gaga e Katy Perry, nomes queridinhos do pop e do hip hop e favoritíssimos ao posto.
Vale ressaltar que isso foi alcançado com um disco de indie rock, o que torna o feito ainda maior, já que o Grammy é um tanto quanto avesso a premiar quem não está nos holofotes e no mainstream, e aquela noite que terminou com uma performance da banda e a cara de bunda dos artistas pop que perderam o prêmio, entrou para a história.
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Arcade Fire e The Suburbs
Foto do Arcade Fire por Shutterstock
The Suburbs foi lançado em 02 de Agosto de 2010, há exatos seis anos, e para contextualizar o álbum é bom ressaltar que o Arcade Fire é uma banda formada em família.
O grupo conta com o casal Win Butler e Régine Chassagne, além do irmão mais novo de Win, Will Butler.
Além disso, Richard Reed Perry, Tim Kingsbury e Jeremy Gara ainda completam o line-up oficial do time que ao vivo tem uma série de convidados como forma de enriquecer o seu som, o que também aconteceu na gravação de The Suburbs com pessoal de cordas e metais.
O disco foi inspirado em como os irmãos Butler cresceram nos subúrbios de Houston, mais precisamente em The Woodlands, e segundo o próprio Win, não é nem um elogio nem uma crítica ao local, mas sim “uma mensagem vinda a partir do subúrbio”.
Histórico e Recepção
Acontece que isso não era novidade para a banda que logo com seu disco de estreia, Funeral, conseguiu nota 90 e no seguinte, Neon Bible empatou com The Suburbs e seus 87 pontos, o que mostrava que era só questão de tempo até que a banda chamasse a atenção do mundo.
O terceiro disco do Arcade Fire é visto por muitos, incluindo esse que aqui escreve, como sua obra prima, e há quem diga que The Suburbs é “o OK Computer do Radiohead” ou “Automatic For The People do R.E.M.”.
Comparações à parte, foi aqui que a banda conseguiu mesclar sua sonoridade particular que já vinha fazendo barulho no rock alternativo com apelos pop que catapultaram o álbum ao mainstream, o que é bastante raro para bandas do gênero.
Trabalhos como o clipe para a ótima “The Suburbs” dirigido por Spike Jonze também ajudaram bastante na divulgação e ao final do ciclo do disco ele teve seis singles oficiais, outro ponto incomum junto com a duração do álbum: uma hora e 4 minutos.
Ao final das contas, The Suburbs parou no topo da lista de dezenas de veículos de música mundo afora como álbum do ano em 2010 e além do Grammy ainda levou o prêmio de disco do ano na festa canadense Juno Awards e de melhor disco internacional no BRIT Awards, do Reino Unido.
Celebre a obra-prima do Arcade Fire ouvindo o disco bem alto hoje!