Pode acreditar: faz um quarto de século que o Nirvana gravou um dos maiores ícones do rock and roll em todos os tempos.
Foi em 17 de Agosto de 1991 que o grupo se reuniu para a gravação do clipe oficial de “Smells Like Teen Spirit”, e a partir daí entrou para a história.
Em um post do Topsify Brasil, a história é contada em detalhes e mostra que o dia foi icônico.
“Jovens, punks, nerds”
No GMT Studios, em Culver City na Califórnia, o Nirvana foi dirigido por Samuel Bayer, que iniciava a carreira.
Samuel Bayer
Se hoje o diretor é conhecido por trabalhos em vídeo com bandas gigantescas como Iron Maiden, Green Day, The Smashing Pumpkins, Blink-182, NOFX, Metallica, David Bowie e mais, foi com “Smells Like Teen Spirit” que ele começou a carreira.
Bayer diz que acha que conseguiu o trabalho porque a qualidade dos seus equipamentos era inferior e isso resultaria em um vídeo “punk” e “não corporativo”.
Além de dirigir os jovens que assistiam à performance da banda em um ambiente de ginásio escolar, ele também teve que trabalhar com Kurt Cobain, que deu várias sugestões a respeito.
Foi o líder da banda, por exemplo, que pediu pra que ao final do dia os figurantes quebrassem tudo no set.
Após vários deles passarem boa parte do dia sentados, Kurt os liberou para uma verdadeira revolta que foi filmada e acabou entrando no clipe oficial.
Kurt Cobain
Ele pediu para que entrasse, por exemplo, uma cena ao final onde aparece seu rosto, e teria dito que boa parte da raiva do clipe é porque o set era completamente diferente do que ele havia pedido.
Estima-se que o orçamento do clipe, um dos mais importantes da história, tenha ficado no máximo em 50 mil dólares, valor baixíssimo para a época.
Você pode ouvir esse clássico e outros sons marcantes dos Anos 90 na playlist do Topsify Brasil.