Eric Clapton creditou o músico errado no Acústico MTV (e está sendo processado por isso)

24 anos depois do lançamento do MTV Unplugged, Eric Clapton tem que lidar com processo na justiça da família de Bo Carter por crédito a Lead Belly. Entenda.

Eric Clapton - Unplugged

Em 1992 Eric Clapton entrou na onda da série bem sucedida de Acústicos da MTV e lançou o seu próprio disco.

Com o álbum, ele entrou para a história com um dos registros mais emblemáticos da década de 90 e hits como “Tears In Heaven” e “Layla”.

Publicidade
Publicidade

Acontece que no disco também aparece uma faixa chamada “Alberta” e 24 anos depois ela está dando dor de cabeça ao músico por um motivo bastante curioso.

A canção é uma versão de outra tradicional chamada “Corrine, Corrina”, registrada em 1929 por Armenter “Bo Carter” Chatmon e o produtor J. Mayo Williams nos Estados Unidos.

De acordo com um novo processo movido contra Clapton, o seu Unplugged dá o crédito à canção, de forma equivocada, ao ícone Lead Belly, e não Chatmon.

A coisa fica ainda mais complicada porque Lead Belly tem uma música chamada “Alberta” e Eric Clapton acabou atribuindo a sua versão de “Corrine, Corrina”, onde canta “Alberta, Alberta”, para o músico.

A família de Chatmon diz que nunca recebeu um centavo pelos direitos da canção e alega que desde 1992 até 2013, quando uma versão especial do Acústico foi lançada, os créditos foram publicados de forma equivocada.

Pior ainda: segundo eles, quando tocou em 2011 com o trompetista Wynton Marsalis, Clapton creditou a canção a Chatmon como coautor. Dessa forma, a família do músico diz que o lado de Eric sempre soube que a informação estava errada nos discos, VHS e DVDs lançados.

https://www.youtube.com/watch?v=Q8vdVRNuOKs

No lugar deles, quem acabou recebendo o dinheiro dos royalties esse tempo todo foi a Folkways Music, empresa responsável por “Alberta”, de Lead Belly.

A família de Chatmon pede 5 milhões de dólares e pelo jeito um caso de justiça cabeludo está vindo por aí.

LEIA: Veja lista com os Acústicos MTV mais bem sucedidos de todos os tempos

Sair da versão mobile