Não é todo mundo que tem a honra de receber uma medalha da Rainha da Inglaterra. Ao mesmo tempo, nem todos que receberam tal medalha a guardam com carinho. Tá aí o John Lennon para provar.
Recentemente, um colecionador de discos encontrou uma carta do ex-Beatle dentro do encarte de um vinil, onde o músico se dirige à Rainha Elizabeth II em tom de protesto.
De acordo com o item de 1969, Lennon estava devolvendo sua medalha de reconhecimento, recebida por todos os Beatles em 1965, pelo envolvimento da Grã Bretanha em guerras e por um single de sua banda Plastic Ono Band ter caído de posição nas paradas musicais. Leia:
Sua Majestade,
Estou devolvendo esta medalha em protesto contra o envolvimento da Grã Bretanha no caso da Nigéria-Biafra, contra nosso apoio aos Estados Unidos no Vietnã e contra a queda de ‘Cold Turkey’ nas paradas.
Com amor,
John Lennon of Bag
Segundo o colecionador que encontrou a carta, ela é apenas uma cópia, pois “a assinatura está borrada. Quando você escreve à Rainha, quer que tudo saia perfeito.” Acredita-se que a original está em posse da realeza britânica.
O item foi avaliado em 60 mil euros (aproximadamente 234 mil reais), e exposto em uma galeria com diversas raridades dos Beatles.
A letter John Lennon wrote to Queen Elizabeth decades ago was found in the sleeve of a record in a man's attic https://t.co/MXuvFe2plX pic.twitter.com/iFVCRoqLPr
— CNN (@CNN) October 28, 2016
https://www.youtube.com/watch?v=_vxL-kHUqaA