Eu aposto que você, cria dos anos 90, ainda tem seu Game Boy guardadinho. Sim, tô falando daquele tijolão que foi um dos primeiros consoles portáteis a ser criado. E um dos primeiros objetos a entrar nos nossos corações infantis também.
Se essa relíquia ainda está lá na gaveta, hora de desengavetá-la.
Acontece que a Nanoloop, uma empresa alemã que cria gadgets musicais, acaba de desenvolver um cartucho que, quando colocado no Game Boy, o transforma em um sintetizador.
Isso mesmo, as setas e os botões de jogo se transformam em teclas que ativam loops de bateria, baixo e sintetizador. Abaixo a explicação oficial, mais técnica:
Nos modelos originais do Game Boy, há um pino do conector dos cartuchos que funciona como entrada de áudio, conectado a um pequeno amplificador interno. Essa função exclusiva permite gerar e reproduzir som através da saída de fone de ouvido. É um sinal completamente analógico. Com o cartucho da Nanoloop, os componentes analógicos são conectados e configurados de forma que se tornam um chip híbrido com três filtros analógicos e um verdadeiro gerador de ruído. Usando somente componentes externos.
Entendeu? Nem eu. Mas assiste ao vídeo aí embaixo pra ver que legal!
O cartucho custa 69 dólares e está à venda pela internet. Em breve, a empresa pretende fazer envios para diversos países. Ah, e eles também tem um gadget similar para Game Boy Advance!
Mais informações aqui.