Há alguns dias publicamos por aqui uma lista com 15 discos que foram lançados em 2001.
Há 15 anos vivíamos um cenário bastante interessante para o rock and roll e o lançamento de discos como Is This It, do The Strokes e Take Off Your Pants and Jacket, do Blink-182, fomentavam as mais diversas cenas de subgêneros do estilo rolando em várias partes do planeta.
Hoje voltamos com a segunda parte da lista e mostramos que 2001 realmente foi um ano especial para a música.
Divirta-se!
Daft Punk – Discovery
Em 2001 o Daft Punk chegou ao seu segundo disco de estúdio, Discovery, mudando o som da estreia e se aventurando em terrenos conceituais, já que o álbum tornou-se trilha sonora do anime Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem.
“One More Time” é um dos grandes hits do trabalho.
TOOL – Lateralus
O disco dividiu opiniões e, com faixas como “Schism” e “Parabola” foi celebrado por alguns e criticado por outras. A Pitchfork, por exemplo, deu nota 1.9 de 10.
https://www.youtube.com/watch?v=I1YM476Pa4o
Incubus – Morning View
Hits como “Wish You Were Here” e “Nice To Know You” catapultaram as vendas do disco que ainda acompanhava um DVD chamado The Morning View Sessions.
Ryan Adams – Gold
Lançado poucos dias após os ataques terroristas em Nova York, o álbum teve grande apelo por conta da capa, que conta com uma bandeira dos Estados Unidos, e uma canção chamada “New York, New York”.
Raimundos – Éramos 4
The Shins – Oh, Inverted World
O álbum foi muitíssimo bem recebido pela crítica e a partir dali o grupo tornou-se um dos queridinhos dos indies em todo planeta.
Drive-By Truckers – Southern Rock Opera
Southern Rock Opera é um álbum duplo conceitual que viaja pelos mais diversos temas e passa pela carreira de uma das bandas mais influentes do chamado southern rock, o Lynyrd Skynyrd.
Jay Z – The Blueprint
2001 viu o lançamento de The Blueprint, sexto álbum do cara produzido por nomes como Kanye West, Timbaland e Eminem.
Black Rebel Motorcycle Club – B.R.M.C.
Com o álbum o grupo conseguiu entrar na lista de nomes queridos pelo mundo que surgiu após a explosão do disco de estreia do The Strokes, Is This It.
Ben Folds – Rockin’ the Suburbs
A faixa título é uma crítica a roqueiros “homens, brancos e de classe média”, e seguidores de bandas como KoRn e Rage Against The Machine, segundo o próprio cantor.
Björk – Vespertine
Vespertine foi muito bem recebido pela crítica e aclamado por conta do ambiente intimista, experimentações e clima de erotismo.
https://www.youtube.com/watch?v=KqF8_UcUQdQ
Buddy Guy – Sweet Tea
Sweet Tea foi inclusive indicado ao prêmio Grammy de Melhor Álbum de Blues Contemporâneo.
https://www.youtube.com/watch?v=zWZulO7mklo
Alicia Keys – Songs In A Minor
O disco foi bem recebido por público e crítica e conta com hits como “Fallin'”.
Travis – The Invisible Band
New Order – Get Ready
Get Ready tem 10 faixas e participações especiais de Billy Corgan em “Turn My Way” e Bobby Gillespie em “Rock the Shack”.