Os gigantes do heavy metal que atendem pelo nome de Metallica não lançavam um novo disco de estúdio há oito anos.
Isso é muito tempo para qualquer banda, e quando estamos falando de um dos nomes mais importantes do planeta, é de se imaginar que a expectativa em cima de um novo trabalho fosse ainda maior.
De lá pra cá, muita gente questionou o grupo por seus últimos lançamentos, pediu por novas canções, aguardou pacientemente e eis que em 2016 finalmente tivemos o lançamento de Hardwired… To Self-Destruct.
Acontece que, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, o Metallica não sentou em cima do seu sucesso e esperou que as coisas acontecessem com seu novo álbum, mas sim, foi pra rua para divulgá-lo.
Hardwired
O décimo disco de estúdio do Metallica foi lançado em 18 de Novembro de 2016, e meses antes do lançamento oficial, a banda já se movimentava para divulgar o trabalho.
Após surgir de forma repentina com o single “Hardwired” e o anúncio do novo álbum em 18 de Agosto, tudo passou a ser estrategicamente calculado para divulgar o disco; veio uma versão ao vivo da canção em vídeo oficial e também um making of da própria.
A partir dali, a banda já começou a aparecer em programas de televisão e também passou a divulgar vídeos oficiais de cada uma das 12 canções de seu disco duplo.
Em uma ação que, inclusive, acabou disponibilizando o álbum na íntegra antes do seu lançamento oficial, era possível assistir a uma playlist no YouTube que tinha clipes super produzidos para todas as músicas do disco, algo que com certeza levou alguns bons meses para o planejamento e execução.
[td_block_video_youtube playlist_title=”” playlist_yt=”uhBHL3v4d3I,JFAcOnhcpGA,QlF4rhAbwyc,4tdKl-gTpZg,yqIQvE5R1tU,WbxH5S9_A3M,bxH5S9_A3M,ZChXK2rdr9M,tUVr2xnGIEo,FpF8Wa2yQH0,IkVG-qXRgfo,2Mkq6GFLIsk,m46Z0-HXySo,zaZswCtNmEg” playlist_auto_play=”0″]
No meio tempo, a banda de James Hetfield, Lars Ulrich e companhia também tocou no evento beneficente da Bridge School, organizado por Neil Young, e sempre divulgou vídeos oficiais das aparições.
https://www.instagram.com/p/BL7-rjGj30b/
No Halloween, lançou uma máscara (decepcionante, é verdade), e pouco depois o vocalista do grupo apareceu em um programa do México “julgando” fotos de celebridades que vestiam camisetas da banda.
Para cada uma de suas versões deluxe, em vinil e alternativas à original, o Metallica também disponibilizou uma capa diferente, variando a foto original que estampa o álbum.
Em Novembro veio a aparição no programa de Jimmy Fallon com a execução de “Enter Sandman” através de instrumentos de brinquedo cujo vídeo rodou o planeta e no dia do lançamento do disco o grupo disponibilizou o gerador de nomes com o formato do seu logotipo.
E se você pensa que a banda parou de disponibilizar vídeos em seu canal oficial, está enganado. O fluxo continuou bastante intenso com o grupo disponibilizando bastidores das composições de cada uma das canções do disco, sendo possível mergulhar no processo de composição de Lars e James, principalmente. Vídeos com bastidores dos clipes oficiais também estão sendo disponibilizados.
Por fim, ontem o Metallica foi até o programa de Jimmy Kimmel onde gravou um quadro sensacional disputando com um fã um jogo de quem sabia mais sobre a história da banda e, aproveitando a viagem até Los Angeles, gravou também uma aparição no programa Billy on the Street.
Ao passar por um mercado, cantou “Enter Sandman” com o pessoal do açougue e mostrou que, definitivamente, o Metallica está na rua.
O resultado? Após esse número incontável de ações que continuam crescendo e tomaram os últimos meses do Metallica, Hardwired To Self-Destruct chegou ao topo das paradas em 57 países, deu um novo ânimo para a banda que sempre falava com receio sobre novos lançamentos e, de certa forma, colocou o rock and roll em evidência novamente.
Lições
Para você, que tem banda, a lição que fica é que se até o Metallica está pensando fora da caixa e indo pra rua, é hora de também fazer o mesmo com seus lançamentos e iniciativas.
Em um mercado tão competitivo e onde a Internet permite que milhares de bandas e artistas divulguem seus trabalhos, estar à frente é fundamental e ações das mais simples até as mais complexas, desde que sejam diferentes do padrão, surtem efeito.
É claro que poucos têm à sua disposição programas de televisão como os de Jimmy Kimmel ou dinheiro para produzir dezenas de clipes de uma só vez, mas a inspiração de cair na rua e trabalhar sua arte das mais diversas formas ao invés de simplesmente cumprir a rotina gravar>fazer o upload>divulgar deve ser levada em consideração.