Pelo jeito 2016 será assim até o seu último dia: morreu, aos 48 anos de idade, Rachel Owen, ex-companheira de Thom Yorke e mãe dos seus dois filhos.
A Dra. Owen vinha lutando contra o câncer e de acordo com um obituário publicado no site da Pembroke College – University Of Oxford, já vinha sofrendo com problemas de saúde há pelo menos um ano.
A ex-companheira do vocalista do Radiohead era PhD em literatura medieval italiana e recebeu o título por conta de trabalhos com as ilustrações com manuscritos de A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Thom Yorke e Rachel ficaram juntos por 23 anos até se separarem em 2015, e juntos tiveram um filho chamado Noah e uma filha chamada Agnes.
É justo dizer que Rachel inspirou diversas canções do Radiohead, principalmente as que aparecem no mais recente álbum da banda, A Moon Shaped Pool, lançado em 2016.
“True Love Waits”, por exemplo, é uma canção que foi composta ainda nos anos 90, mais ou menos na época em que Thom Yorke conheceu Rachel Woods, e só foi aparecer em um disco do Radiohead justamente em A Moon Shaped Pool, como sua faixa de encerramento.
Um trecho da letra da canção diz:
Irei afogar minhas crenças
Para ter os seus filhos
Irei me vestir como sua sobrinha
E lavar seus pés inchadosApenas não vá
Não vá
Em 2015, quando o casal se separou, Thom Yorke publicou uma declaração que dizia o seguinte:
Rachel e eu nos separamos. Após 23 anos criativos e felizes, por vários motivos decidimos andar por caminhos diferentes. É algo completamente amigável.
Que descanse em paz.