Foto de Mike Patton via Shutterstock
Michael Allan Patton, conhecido como Mike Patton para todos nós, fãs de música, é um cara único.
O músico ficou conhecido principalmente por seu trabalho no Faith No More, mas é daqueles que, definitivamente, têm mais projetos que amigos.
Foi em 27 de Janeiro de 1968, há exatos 49 anos, que Mike Patton veio ao mundo, e resolvemos relembrar alguns de seus tantos trabalhos logo abaixo.
Divirta-se!
Faith No More
Mike Patton não estava na formação original do Faith No More. Apesar da percepção de que ele e a banda nasceram juntos, o vocalista só entrou em 1988, sendo que o projeto foi fundado com outro nome em 1979.
Dessa forma, Patton não aparece nos dois primeiros discos da banda, mas tornou-se mundialmente famoso com ela após o terceiro álbum, The Real Thing, em 1989.
Mr. Bungle
Patton entrou no Faith No More por ter formado outra banda em 1985 e feito seu networking.
Essa banda é o Mr. Bungle, de rock experimental, que lançou três discos de estúdio nos anos 90.
Tomahawk
Tomahawk é um supergrupo formado por Patton que conta com membros de The Jesus Lizard, Helmet e Melvins, e também faz diversas experimentações envolvendo o rock alternativo, heavy metal e hard rock.
O grupo já lançou quatro discos, sendo o mais recente deles, Oddfellows, de 2013.
https://www.youtube.com/watch?v=Jt856_nRxQk
Fantômas
Outro supergrupo liderado por Mike Patton para que ele expresse todas as suas experimentações é o Fantômas.
Nele estão Dave Lombardo (ex-Slayer), Buzz Osborne (Melvins) e Trevor Dunn (Mr. Bungle, Tomahawk), e o grupo também já tem quatro discos de estúdio.
Sepultura e Brasil
Quando veio ao Brasil, Mike Patton se encantou pela cultura local e chegou inclusive a utilizar alguns de nossos palavrões em seus projetos.
Ele também ficou muito amigo do Sepultura, e gravou vocais em “Lookaway”, do clássico álbum Roots (1996).
https://www.youtube.com/watch?v=18t_QPto5Y8
https://www.youtube.com/watch?v=kz5saPuiRsQ
Ipecac Recordings
Em 1999, Mike Patton fundou a gravadora Ipecac ao lado de Greg Werckman, e com ela lançou discos de bandas e artistas como Melvins, ISIS, Le Butcherettes, Omar Rodríguez-López, Queens Of The Stone Age, Eagles Of Death Metal, Mark Lanegan e, é claro, os próprios projetos do cara.