Embora tenha muitos críticos, não dá pra dizer que comercialmente os prêmios Grammy não são um sucesso. Com uma audiência de 26 milhões de pessoas só nos Estados Unidos, a cerimônia é muito importante para artistas que desejam ganhar reconhecimento ou aumentar o seu alcance de público.
E para muitos, os Grammys realmente são uma plataforma bem útil para impulsionar vendas. É só perguntar para as cantoras Adele e Beyoncé: após o fim do evento, as vendas de singles das cantoras subiu em mais de 200% cada.
Para ser mais preciso, “Hello”, de Adele, recebeu um aumento de 255% em suas vendas (cerca de 6000 cópias digitais vendidas no domingo), enquanto “Fastlove”, de George Michael — que também foi interpretada por Adele na cerimônia — subiu 5367% (!), vendendo 2000 cópias.
Enquanto isso, Beyoncé fez uma bela apresentação de duas canções do seu álbum Lemonade: “Love Drought” e “Sandcastles”, que receberam um aumento de vendas em aproximadamente 1000% — cerca de 2000 cópias digitais vendidas cada, apenas no domingo.
As duas cantoras acabaram ganhando diversos prêmios durante a noite. Adele levou álbum do ano, gravação do ano e canção do ano, enquanto Beyoncé ganhou nas categorias de melhor álbum urbano contemporâneo e melhor clipe.
LEIA TAMBÉM: A curiosa história do vestido de Beyoncé no Grammy