Após um ano de estudos, o Spotify criou uma nova ferramenta com a ajuda da AccuWeather, o Climatune.
Combinando previsões meteorológicas no mundo todo com mais de 85 bilhões de streams, a parceria visava correlacionar o clima de cada cidade com as escolhas musicais de cada pessoa. Para isso, o Spotify analisou as execuções de música para cinco tipos diferentes de clima: sol, tempo encoberto, chuva, vento e neve.
Alguns dos resultados observados (e um tanto quanto óbvios) são: dias ensolarados geralmente atraem músicas “rápidas”, com mais energia e mais felizes; dias chuvosos costumam contar com músicas mais calmas, sons mais acústicos; dias de neve contam com mais música instrumental.
Ainda por cima, a localização também é um fator bem importante nesse estudo. De acordo com o Spotify, várias cidades dos Estados Unidos possuem costumes peculiares dependendo do clima apresentado.
A localização também é um fator determinante quando se trata de clima e música. Algumas cidades respondem fortemente a padrões climáticos específicos mais do que outras. Por exemplo, nos EUA:
Os amantes de música em Nova York e na Filadélfia são os mais afetados pelo mau tempo; moradores dessas cidades mudam substancialmente seus hábitos de ouvir música quando chove.
Ao contrário da maioria das grandes cidades, os habitantes de Chicago se empolgam com a chuva e reproduzem música mais alegre em dias chuvosos.
Ouvintes de Miami e Seattle não se importam com as nuvens – eles quebram o padrão e ouvem músicas mais animadas em dias nublados.
Já os habitantes de São Francisco parecem mais tristes em dias nublados.
Houston responde mais fortemente à chuva – eles abandonam sintetizadores e caixas de ritmos, aumentando a audição de sons acústicos em 121% quando chove.
Você pode conferir a ferramenta clicando aqui. Entrando no site, ele detecta o clima em sua região e já mostra o que a sua cidade escuta quando o tempo está parecido.
Bacana, não?