Música

Mick Jagger e a biografia que jamais iremos ler

Um editor inglês diz possuir um manuscrito de uma biografia de Mick Jagger, vocalista do Rolling Stones, datada em 1980 com anotações do próprio cantor.

Isso mesmo. Mick Jagger escreveu um livro de suas memórias que nunca poderemos ler. O que acontece é o seguinte: John Blake, um editor inglês, disse ao The Spectator que ele tem em mãos um livro perdido do músico.

Ele conta que o manuscrito possui 75.000 palavras sobre a vida de Jagger, porém ele está proibido de publicá-lo.

Apesar do cantor não ter se manifestado sobre o assunto – e muito menos a banda – o boato é que a empresária do Rolling Stones não permite a publicação do livro.

O editor diz que recebeu o manuscrito de um “amigo em comum” três anos atrás e conta algumas informações que estão no livro. Ele diz que o cantor deve ter escrito o livro na década de 80 e que fora recusado pela editora devido a seu conteúdo que fala sobre sexo e drogas livremente.

Blake conta que entrou em contato com a empresária da banda, Joyce Smyth, para conversar sobre a possibilidade de publicar o livro e ela disse que o cantor não lembrava do livro e pediu uma cópia. Segundo o editor, Joyce confirmou a autenticidade do mesmo – que teria inclusive anotações à mão de Jagger – tendo perguntado se o cantor escreveria um prefácio explicando as circunstâncias do livro.

No entanto, alguns meses depois, o músico estava ocupado demais para se dedicar ao projeto e no final de 2015, Joyce proibiu o editor de publicar o livro.

Em uma declaração ao jornal The New York Times, Joyce Smyth confirmou a existência do livro e disse “John Blake me escreve de tempos em tempos pedindo permissão para publicar o manuscrito. A resposta é sempre a mesma: ele não pode, porque não é dele e ele aceita isso”.

Em 2014, Mick Jagger estava dando uma entrevista ao The Hollywood Reporter quando disse que não estava interessado em escrever uma biografia, pois se alguém quer saber o que ele fez em 1965, a pessoa apenas precisa ir ao Wikipedia e ler.

Blake disse que ele não pode publicar o livro sem a permissão do cantor pois Jagger possui os direitos autorais do manuscrito.

LEIA TAMBÉM: após se tornar bisavô, Mick Jagger volta a ser pai mais uma vez