Donald Trump pretende cortar verbas de programas de arte em 2018

Prestes a anunciar o novo orçamento do país para 2018, o presidente Donald Trump deve seguir com plano de cortar verbas da área da arte.

No próximo mês, a gestão do presidente dos Estados Unidos Donald Trump deverá mostrar o seu orçamento para 2018 e, ao que tudo indica, programas relacionados à área das artes terão corte de verbas.

De acordo com o New York Times, o escritório que faz análises e projeções de orçamento fez uma lista de nove programas que são “dignos” de eliminação. Dentre eles, estão o National Endowment for the Arts (área artística), National Endowment for the Humanities (área humanitária) e o Corporation for Public Broadcasting (relacionado à redes públicas de transmissão).

Se as mudanças realmente acontecerem, instituições como a PBS e a ótima NPR serão diretamente afetadas, assim como vários programas de ajuda para educação e enriquecimento das artes.

Para por as coisas em perspectiva, o Washington Post fez um gráfico mostrando a distribuição de verba para as diversas áreas do país. Confira logo a seguir como a verba para as redes públicas de transmissão representou 0,01% do total de gastos federais em 2016.

O assunto é delicado, e dificilmente ambas as partes conseguirão entrar num acordo, mas é curioso notar que os cortes estão sendo focados em áreas que têm pouquíssimos gastos anuais, enquanto áreas bem maiores não sofrerão com nenhum tipo de reajuste.