Caso você não tenha ficado acordado até tarde de ontem para hoje, saiba que perdeu uma baita de uma confusão na cerimônia do Oscar 2017.
Em um momento que, definitivamente, já entrou para a história, a entrega do prêmio mais importante da noite ficou marcada por uma troca de envelopes, discursos duvidosos e muito daquele sentimento de vergonha alheia.
Tudo aconteceu quando Warren Beatty e Faye Dunaway subiram ao palco para entregar o principal prêmio da noite, o de Melhor Filme.
Quando Warren abriu o envelope para ver quem eram os vencedores, ele passou bons segundos olhando para ele, e aparentemente confuso, o entregou para sua colega, Faye, que então anunciou o vencedor como La La Land.
Tudo parecia correr normalmente, a equipe do filme estava fazendo seus discursos e de repente pessoas da organização do Oscar começaram a correr pra lá e pra cá em cima do palco com seus microfones, procurando o envelope.
Um deles acabou mostrando o resultado correto para o produtor de La La Land, Jordan Horowitz, que já havia feito seu discurso, e foi o primeiro a entender a situação.
Ainda assim, outros colegas de Jordan continuaram a falar sobre como era bom ganhar o prêmio, e à medida que a confusão se espalhava no palco, coube a Horowitz pegar o microfone para dizer que um erro havia acontecido e que o vencedor da noite, na verdade, era Moonlight.
Obviamente todo mundo pareceu não estar acreditando naquilo, então o produtor de La La Land teve que dizer que não se tratava de uma piada e praticamente arrancar o cartão correto que, nesse momento, finalmente estava nas mãos de Warren Beatty, como pôde ser visto quando a câmera deu um zoom no envelope.
No meio da confusão, o apresentador Jimmy Kimmel também foi ao microfone e pediu desculpas por aquilo, fazendo piadas para tentar acalmar os ânimos à medida que Jordan Horowitz dizia que tinha o prazer de passar o prêmio para a equipe de Moonlight.
Just watch the #Oscars producers tell the #LaLaLand crew that a mistake was made. Watch it creep through the background. Must watch #Savage pic.twitter.com/gEQsg8Tuuh
— Enda Conway (@EndaConway) February 27, 2017
Warren Beatty e o motivo da confusão
Quando Jimmy Kimmel pergunta, brincando, “o que você fez???” para Warren Beatty, ele logo vai ao microfone para explicar o que aconteceu.
Warren diz que quando abriu o envelope, o resultado apresentado ali era na verdade o da categoria Melhor Atriz, entregue momentos antes para Emma Stone, justamente de La La Land.
Ele revelou que foi por isso que quando abriu o resultado ficou olhando bastante tempo para o cartão, “e não porque estava tentando ser engraçado”.
https://www.youtube.com/watch?v=j9gXoJTld8I
Produtor fanfarrão
Outro ponto a se destacar é o produtor Fred Berger, que mesmo depois de ter sido avisado e já estar sabendo que não havia sido o vencedor, fez um discurso agradecendo amigos, familiares e colegas de profissão.
Ao final, ele encerra com “nós perdemos, aliás” e muita gente o criticou por agradecer um prêmio mesmo sabendo que não era o vencedor.
https://twitter.com/JOSH_BENNY/status/836088054376984576
https://twitter.com/vee_xvi/status/836122217901498368
Nah, but who was the guy from La La Land that said "we lost by the way, but, you know" and just walked away? Incredibly unprofessional.
— brianna (@badrepsbri) February 27, 2017
Leonardo DiCaprio
Outro ponto interessante é que o responsável pela entrega do prêmio de Melhor Atriz a Emma Stone foi Leonardo DiCaprio, e foi ele quem saiu do palco segurando o envelope com o resultado da atriz.
A grande pergunta é: o envelope lido de forma equivocada na entrega de Melhor Filme era duplicado ou se tratava do mesmo lido momentos antes? Se era o mesmo, como ele foi das mãos de Leonardo DiCaprio até os apresentadores do principal prêmio da noite?
Na foto acima e no vídeo abaixo, ao final do discurso da atriz, é possível ver DiCaprio saindo do palco com o envelope nas mãos.
https://www.youtube.com/watch?v=5FhTONHfyYc
Desculpas oficiais
A empresa PricewaterhouseCoopers, responsável pela auditoria dos resultados do Oscar e entrega dos envelopes, publicou um pedido de desculpas oficial na sua conta do Twitter:
Pedimos desculpas sinceras a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway e espectadores do Oscar pelo erro que foi cometido no anúncio de Melhor Filme. Os apresentadores receberam o envelope da categoria errada e, quando o problema foi descoberto, foi imediatamente corrigido. Estamos investigando como isso aconteceu, e sentimos muitíssimo que tenha acontecido.
Apreciamos a graça com que os indicados, a Academia, o canal ABC e Jimmy Kimmel lidaram com a situação.
— PwC US (@PwCUS) February 27, 2017