Ontem a gente falou por aqui sobre como Queens Of The Stone Age e Arctic Monkeys estão em estúdio gravando seus discos e algo pode estar envolvendo as duas bandas.
Matt Helders, baterista da banda britânica, publicou uma foto no Instagram dando a entender que estaria junto com Josh Homme mais uma vez, e essa definitivamente não é a primeira ocasião em que integrantes das duas bandas trabalhariam juntos, principalmente quando falamos de Alex Turner e Josh.
Pensando nisso, resolvemos listar momentos em que Josh Homme e companhia já produziram conteúdo com Alex Turner e seus rapazes.
Divirta-se!
Humbug e influência na sonoridade
Em 2008 o Arctic Monkeys foi até o deserto da Califórnia e saiu de lá com 12 músicas gravadas por Josh Homme.
No ano seguinte, em 2009, gravou mais doze canções com o produtor James Ford em Nova York, e essas músicas todas serviram como base para o disco Humbug, lançado nesse ano.
Além de co-produtor do álbum, Homme também participou com backing vocals em “Dangerous Animals”, “Potion Approaching” e “The Jeweller’s Hands”, onde também tocou glockenspiel.
A partir daí, o Arctic Monkeys passou a incorporar elementos do chamado desert rock e das bandas de Josh Homme, principalmente o Queens Of The Stone Age, em sua sonoridade.
Suck It And See e AM
Após a colaboração em Humbug, vieram outras nos discos Suck It And See (2011) e AM (2013).
No primeiro, Josh gravou vocais em “All My Own Stunts”, e já no segundo gravou vocais em “One For The Road” e “Knee Socks”.
Na mesma época o Queens Of The Stone Age estava lançando seu então novo disco, …Like Clockwork, e Alex Turner disse que foi divertidíssimo ter esse lance de “uma mão lava a outra”.
…Like Clockwork
E é justamente no sexto disco de estúdio do QOTSA que Alex Turner “devolve o favor” a Josh Homme.
Sua participação se deu com backing vocals em “If I Had A Tail”, canção que ainda conta com as participações de Nick Oliveri, Mark Lanegan, e a bateria de Dave Grohl.
Além disso, outra música teria sido inspirada em Alex Turner, “Kalopsia”:
Um dia eu liguei para ele há alguns anos, quando estava começando a pensar na possibilidade de gravar um disco e disse ‘hey cara, me dê uma frase boa.’ Ele me respondeu com ‘kalopsia’ e eu disse ‘Kalopsia? Que diabos isso significa?’ e ele disse que ‘é uma condição onde tudo parece ser mais lindo do que realmente é.’
https://www.youtube.com/watch?v=2umnuh47HFE
Melhores Discos de 2013
Essa não é uma colaboração propriamente dita, mas uma baita indicação do respeito mútuo entre QOTSA e AM.
Em 2013, a banda de Josh Homme fez uma lista com os 10 melhores álbuns do ano para o site BrooklynVegan, e por lá colocou AM, dos Monkeys, ao lado de nomes como David Bowie, Arcade Fire, Paul McCartney e Nick Cave:
– Arcade Fire – Reflektor
– Arctic Monkeys – AM
– Paul McCartney – New
– Earthless – From The Ages
– David Bowie – The Next Day
– Nick Cave and the Bad Seeds – Push The Sky Away
– Rise and Fall of Paramount Records 1917-1932
– Savages – Silence Yourself
– Phoenix – Bankrupt!
– Kurt Vile -Waking On A Pretty Daze
Iggy Pop e Post Pop Depression
Em 2016 o mestre Iggy Pop lançou um novo disco chamado Post Pop Depression e quem idealizou e gravou as canções foi Josh Homme.
Para montar sua banda, o cara recrutou Dean Fertita, com quem já vinha trabalhando no Queens Of The Stone Age, e Matt Helders, que publicou a foto que deu origem ao nosso post.
Queens Of The Stone Age e Arctic Monkeys
2017 será um ano quente para os fãs das duas bandas: ambas estão em estúdio gravando seus novos discos, e assim que novidades surgirem a respeito, publicaremos por aqui.