Iron Maiden não tem tocado um de seus hits por conta de processo na Justiça

Música lançada em 1982 faz referências a outra canção e agora confusão com autores provocou processo na justiça. Veja história do Iron Maiden.

Iron Maiden no Rio de Janeiro, 2009
Foto via Shutterstock

“Hallowed Be Thy Name” é a terceira música mais tocada pelo Iron Maiden em seus shows desde que a banda foi formada, mas não tem aparecido nas últimas apresentações da banda.

É de se estranhar que um grupo não apresente uma das canções mais clássicas do seu set, mas de acordo com várias fontes, o problema é um processo na Justiça.

De acordo com o site Metal Injection, a banda está sendo processada porque na canção aparecem letras relacionadas à música “Life’s Shadow”, gravada pela banda Beckett em 1974.

A canção foi escrita por Brian Quinn em 1969, gravada por Bob Barton, e esse entrou em acordo pelos direitos com Steve Harris, do Iron Maiden, mas Quinn acabou não sendo compensado.

Dessa forma, Quinn está processando a banda por conta dos royalties, e os empresários do Iron Maiden falaram a respeito:

A disputa diz respeito à música ‘Life’s Shadow’, escrita no início dos anos 1970, creditada a Robert Barton e Brian Ingham e gravada pela banda Beckett. Steve Harris era fã do Beckett e algumas frases de ‘Life’s Shadow’ foram referenciadas na música ‘Hallowed Be Thy Name’, que foi gravada pelo Iron Maiden e aparece no disco ‘The Number Of The Beast’, lançado em 1982.

Para Steve, essa questão estava resolvida há anos quando ele entrou em acordo com Robert Barton, mas agora parece que há uma disputa entre os dois compositores originais quanto às suas partes em ‘Life’s Shadow’. Além disso, um indivíduo chamado Barry McKay diz que tem participação na parte de Robert Parton de ‘Life’s Shadow’, apesar de até agora não ter aparecido com um acordo de licenciamento e não mostrar nenhuma prova de ter parte nas músicas do Sr. Barton em quase 40 anos.  Ele também diz que fez um acordo com Brian Quinn (também conhecido como Ingham) no dia 29 de Março de 2017, dois dias antes do processo.

O Sr. Barton insiste que foi o compositor da letra de ‘Life’s Shadow’ e disse: ‘Eu escrevi e ficou feliz com a forma como o Iron Maiden está lidando com o assunto.’

Bom, pelo menos até que tudo se resolva, o Iron Maiden não deve voltar a tocar a canção tão cedo.

https://www.youtube.com/watch?v=BBtLMLQfiRo