Que o YouTube é uma gigantesca plataforma de mídia, todo mundo já está cansado de saber.
Mas algo que esteve em debate ultimamente era se a plataforma é uma concorrência direta a serviços de streaming como Spotify, Apple Music e o próprio Google Play, da mesma empresa.
Enquanto muitas pessoas defendem a ideia de que o YouTube “puxa” muito público para o seu lado, a própria empresa está afirmando que não é uma competidora direta e ainda crava que está “salvando” a indústria da música da pirataria. Como aponta o Tudo Celular, a justificativa deles se baseia em uma pesquisa feita com mais de 6 mil usuários da Europa.
De acordo com o estudo, mais de 85% das pessoas afirmou que, caso o YouTube não existisse, o tempo dedicado a assistir vídeos no site seria utilizado em plataformas menos “ideais”, como pirataria e ferramentas de compartilhamento de arquivos — ou os usuários até mesmo desistiriam de ouvir as músicas.
Você pode conferir uma tabela com os dados simplificados logo abaixo. A pesquisa foi originalmente publicada em um blog do Google, que você pode dar uma olhada clicando neste link.