Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, irá fazer uma série de shows pela Europa como parte de uma turnê solo e o primeiro deles aconteceu antes de ontem (27) em Amsterdã.
Por lá, o músico que foi acompanhado de Glen Hansard, não fez nenhuma menção direta ao saudoso Chris Cornell, mas relatos dão conta de que o show foi emocionante e cheio de referências ao vocalista do Soundgarden que nos deixou nos últimos dias.
A primeira delas veio logo na música de abertura, “Long Road”, onde Vedder trocou um trecho da letra para “Without you / Something is missing”, ou “Sem você / Algo está faltando”.
Quando apresentou “Sometimes”, ele gritou “Where were you, dear God?”, ou “Onde você estava, querido Deus?” e o músico também tocou “The Needle And The Damage Done”, música de Neil Young que fala sobre o vício em heroína.
Ao tocar uma cover de “I’m So Tired”, do Fugazi, Vedder entoou a letra que diz:
Aqui fora / Mal consigo enxergar minha respiração / Cercado por inveja e morte / Não posso ser alcançado
Em um momento do show, alguém na plateia gritou “Eu te amo!”, e Vedder deixou bem claro que estava precisando daquilo:
Obrigado. Eu preciso disso – todos precisamos. Estou pensando em muitas pessoas hoje à noite. Em algumas em particular e suas famílias. E eu sei que a cura leva muito tempo, se é que acontece. Leva tempo, e significa que você tem que começar em algum momento e de alguma forma. Que seja com a música. Que seja amor e união. Que seja Amsterdam.
Por fim, como aponta o site Consequence of Sound, um membro do fórum do site oficial do Pearl Jam falou sobre como a apresentação foi cheia de momentos marcantes:
O show foi basicamente inteiro sobre Chris sem mencioná-lo diretamente. Ficou claro que Eddie não conseguia falar a respeito do assunto de forma clara. Ele falou um pouco sobre como o processo de cura pode começar com a música e fez várias referências a como estava triste e como ele e seus amigos estavam lutando.
Honestamente foi a performance mais corajosa que eu já vi. Às vezes parecia que ele estava a uma ou duas palavras de cair em lágrimas. Ele resmungou mais que o comum, bateu o pé violentamente no chão em ‘Immortality’ e outras canções, e após ‘The End’ eu achei que ele estava pronto para sair do palco e não voltar mais. Houve momentos engraçados e ele continuou com a segunda metade. Dava pra ouvir a resposta emocionante da plateia quando ‘Light Years’ começou. Em uma parte de ‘Sometimes’ ele gritou ‘Onde você estava, querido Deus?’ Foi de partir o coração.
Logo abaixo você pode ver uma série de imagens que mostram como Eddie Vedder estava consternado em seu show, bem como assistir a vídeos da apresentação e ver o setlist.
Hoje, dia 29, ele faz mais um show na mesma casa em Amsterdam.
- Long Road (Pearl Jam)
- Trouble (Cat Stevens cover)
- Sometimes (Pearl Jam)
- Can’t Keep (Pearl Jam)
- Sleeping by Myself
- Without You
- Longing to Belong (com Jonas Pap)
- The Needle and the Damage Done (Neil Young cover)
- I Am Mine (Pearl Jam)
- Light Years (Pearl Jam)
- Good Woman (Cat Power cover)
- Far Behind
- No Ceiling
- Guaranteed
- Rise
- I’m Open (Pearl Jam)
- Better Man (Pearl Jam)
- Immortality (Pearl Jam)
- Porch (Pearl Jam)
Bis: - I’m So Tired (Fugazi cover)
- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town (Pearl Jam)
- Imagine (John Lennon cover)
- Heroes (David Bowie cover) (Parcial)
- Just Breathe (Pearl Jam)
- Lukin (Pearl Jam)
- Song of Good Hope (Glen Hansard cover) (com Glen Hansard)
- Falling Slowly (The Swell Season cover) (com Glen Hansard)
- The End (Pearl Jam)
Bis 2: - Rockin’ in the Free World (Neil Young cover)
- Hard Sun (Indio cover) (com Glen Hansard)
This face 💔 #eddievedder pic.twitter.com/DqrhtYRSnc
— 🄸🄻🄾🄽🄰 (@Loontje_) May 27, 2017
"The first of 3 solo concerts of #EddieVedder in afas live. Photo: Andreas Terlaak Photography " https://t.co/1IVG5eSguI @mojoconcerts pic.twitter.com/FrFM6MCuAk
— demetrios (@demetriosns) May 28, 2017
https://www.youtube.com/watch?v=38OEn6A2Nw8
https://www.youtube.com/watch?v=h0X1AWjlrbc
https://www.youtube.com/watch?v=-NkGAIYkHjU