O frontman do Radiohead foi um dos muitos artistas que se pronunciaram esta semana contra a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de sair do Acordo de Paris, que tem o objetivo de “fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.”
Yorke, defensor das causas ambientais e apoiador do Greenpeace, twittou a imagem de um palhaço junto ao link da notícia sobre Trump, chamando-o de algo como “palhaço de merda”.
fucking clown https://t.co/qkp9qaxrfe pic.twitter.com/BK2lqCuHEC
— Thom Yorke (@thomyorke) June 1, 2017
O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países durante a cúpula da ONU sobre mudanças climáticas, prevê que esses países devem trabalhar para “manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.”
Sendo os EUA o segundo maior produtor mundial de gás de efeito estufa, a saída do país pode mudar o rumo desse acordo internacional.
Ainda esta semana, Yorke falou pela primeira vez sobre a carta aberta de Roger Waters pedindo que o Radiohead cancelasse uma apresentação em Israel. O músico não poupou palavras: “É profundamente irritante o que eles resolveram fazer.”
Quem também se manifestou contra Trump foi Billie Joe Armstrong, do Green Day, que deixou uma mensagem bem específica para o presidente no Instagram:
Querido Donald Trump.
Antes de tudo, vá se foder.
Vá se foder por sair do Acordo de Paris.
O futuro do planeta está em risco mais do que nunca. Suas mentiras e discursos estão fazendo do mundo um lugar tóxico e inseguro. Agora a raça humana é oficialmente uma espécie em risco de extinção.
Além disso eu quero dizer que os seus dias na presidência estão contados. Você oficialmente irá ficar marcado como o pior presidente da história dos Estados Unidos. Você não tem qualificações para o posto. Você é um uma estrela de reality show idiota e imbecil que transformou o país em uma piada para o resto do mundo.
Eu te odeio profundamente. E anote as minhas palavras, nós iremos te derrubar. Você está demitido.
Um foda-se sincero,
Planeta Terra