A canção “Imagine”, de John Lennon, acaba de ser nomeada a “canção do século” pela National Music Publishers Association (NMPA) nessa última quarta-feira.
Junto do anúncio, a artista Yoko Ono, ex-mulher de Lennon, acabou finalmente recebendo créditos de co-autoria da faixa. Até essa semana, Ono possuía apenas créditos pela co-produção da canção, que foi lançada no álbum Imagine, lançado pelo ex-Beatle em 1971.
A cerimônia aconteceu em Nova York e contou com a presença de Ono e seu filho, Sean Lennon. Sean comentou sobre o momento para a Billboard:
Quando eles finalmente reconheceram — através da opinião do meu próprio pai — que minha mãe co-escreveu ‘Imagine’, a ‘canção do século’, talvez tenha sido o dia mais feliz tanto da minha vida como da vida da minha mãe.
O momento pegou a artista de surpresa: Ono não sabia que iria receber os créditos. Na ocasião, o presidente da NMPA colocou um áudio do próprio John Lennon, em uma entrevista para a BBC, afirmando que sua esposa merecia reconhecimento por tê-lo ajudado a escrever o hit. Veja uma breve transcrição da fala:
Na verdade, [a canção] deveria ser reconhecida como uma faixa Lennon-Ono por que muito dela — a letra e o conceito — vieram da Yoko. Mas, naquela época, eu era mais egoísta, mais ‘macho’, e eu meio que omiti a sua contribuição para a canção.
Mas foi tudo tirado de ‘Grapefruit’, o livro dela. Ele contém vários trechos sobre ‘Imagine isso’, e ‘Imagine aquilo’.
Após o evento, Sean Lennon postou uma foto sua ao lado de sua mãe e da artista Patti Smith. Junto, o músico compartilhou uma pequena declaração de gratidão sobre o momento especial, que você pode conferir logo abaixo.
https://www.instagram.com/p/BVVsCXtghzK/