Música

Acabou a briga: Paul McCartney e Sony fazem acordo sobre direitos de músicas dos Beatles

Após uma breve disputa na justiça, o músico Paul McCartney fez um acordo com a Sony sobre os direitos do catálogo dos Beatles.

Paul McCartney
Foto: Wikimedia Commons

No começo do ano, nós chegamos a falar por aqui que Paul McCartney estava ameaçando entrar numa disputa legal com a Sony/ATV para recuperar os direitos de várias músicas do catálogo dos Beatles.

Em Março, o processo foi oficialmente aberto e, desde então, os dois lados da disputa estiveram tentando entrar em um acordo. Agora, o The Hollywood Reporter aponta que o processo foi encerrado e que eles conseguiram resolver a disputa.

Embora os detalhes do acordo não tenham sido divulgados, é bem provável que McCartney deva ter conseguido recuperar uma parte do catálogo por conta da Lei Americana de Direitos Autorais de 1976.

A lei afirma que músicas escritas antes de 1978 poderiam reverter para seus compositores originais 56 anos após seu lançamento mediante entrada de um processo. Tendo em vista que o primeiro álbum dos Beatles foi lançado em 1963 (há 54 anos), Paul poderia começar a recuperar os direitos de suas canções muito em breve.

Mesmo que tenha escrito diversos hits icônicos da música, McCartney não possui os direitos autorais de suas composições desde os anos 70. Após várias canções terem circulado entre distribuidoras diferentes, o cantor pop Michael Jackson comprou, nos anos 80, os direitos de faixas como “Yesterday”, “Hey Jude” e “Let It Be”.

A partir daí, Jackson entrou num acordo com a Sony/ATV e desde então os direitos estiveram sob a posse da gravadora que, no começo desse ano, chamou o processo de McCartney um ato “desnecessário e prematuro”.