Três anos após o lançamento de Trick, Kele Okereke, frontman da banda britânica Bloc Party, anunciou um novo trabalho solo. O álbum, terceiro da carreira de Okereke, ganhou o nome de Fatherland.
No final de 2016, Kele virou pai, e provavelmente muito do novo disco terá inspiração nessa nova fase da vida do vocalista. Antes disso, o último trabalho de estúdio de Okereke foi o bem avaliado álbum Hymns, do Bloc Party, lançado em Janeiro do mesmo ano.
O atual caminho musical de Kele mostra que está gradativamente largando a agitação que o tornou conhecido no cenário indie. Já vimos isso desde sua estreia solo, com The Boxer (2010), onde o músico adere a uma música eletrônica mais alternativa. Desde então, tanto seus álbuns solos quanto os de sua banda vêm sugerindo um estilo mais introspectivo e calmo.
O “novo” Kele Okereke
Okereke ainda divulgou uma música do novo projeto, a canção “Streets Been Talking”. Diferentemente da levada eletrônica de seu último álbum, a faixa nova é acústica e traz influência maior no folk. A maioria das faixas, no entanto, conheceremos até o lançamento do disco, no dia 6 de Outubro.
Fatherland ainda contará com participações de Corinne Bailey Rae e de Olly Alexander (Years And Years). Entre as influências para as composições desse álbum, Okereke cita Joni Mitchell, Elliott Smith e Al Green. Ou seja, ao que tudo indica, teremos um álbum mais sereno e menos eletrônico, com um pouco de jazz, indie e música soul.
Confira abaixo o nome das faixas que estarão presentes no álbum:
1. Overture
2. Streets Been Talking
3. You Keep On Whispering His Name
4. Capers
5. Grounds For Resentment (feat. Olly Alexander)
6. Yemaya
7. Do U Right
8. Versions Of Us (feat. Corinne Bailey Rae)
9. Portrait
10. Road To Ibadan
11. Savannah
12. The New Year Party
13. Royal Reign