Apesar de já ser "platinado", novo álbum de Jay-Z não estará presente nas paradas da Billboard

O novo álbum de Jay-Z já ganhou certificação de "platina" nos Estados Unidos -- mas o TIDAL não quis compartilhar o número oficial de streaming.

Jay-Z
Foto: Divulgação

No final de Junho, o rapper Jay-Z lançou, de surpresa, um novo álbum de estúdio — intitulado 4:44.

O disco foi lançado com exclusividade pelo TIDAL, plataforma de streaming da qual Jay-Z é dono, em parceria com a empresa americana de telefonia Sprint.

Por conta da parceria, os usuários da rede de telefonia puderam baixar o álbum de graça — e cada download seria bancado pela empresa. Como resultado, 4:44 ganhou certificado de disco de platina (mais de um milhão de downloads ou vendas) pela RIAA, instituição americana que cuida dessas estatísticas.

No entanto, esses dados não contam para o posicionamento do disco nas paradas americanas — que são controladas pela Billboard. E como o TIDAL não quis compartilhar o número de streams que o disco gerou na sua primeira semana, o álbum não aparecerá na tradicional lista dos 200 álbuns mais vendidos da semana.

No entanto, como agora o 4:44 já está disponível no Apple Music, é muito possível que o disco esteja elegível para o próximo fechamento da lista, que deverá acontecer semana que vem.