Com toda certeza desse mundo você já deve ter ouvido o único hit do “rapper” Vanilla Ice, a canção “Ice, Ice Baby”, e percebido que ela começa exatamente como um clássico do rock and roll.
Trata-se de “Under Pressure”, colaboração de David Bowie com o Queen, que inclusive gerou um processo de direitos autorais já que as lendas do estilo certamente não ficaram nada felizes com o roubo de um riff tão icônico.
Na época, Vanilla Ice chegou a dizer que as duas músicas eram diferentes, mas agora ele deu uma entrevista a Dan Patrick e, falando sobre o assunto, surpreendeu muita gente.
Primeiro ele disse que era comum usar samples no hip hop até a sua música estourar e vender milhões de cópias de discos por dia; aí as pessoas começaram a cobrar seus direitos.
Depois, ele diz que sabe que as músicas são iguais e que estava “sendo um babaca” quando dizia que elas não eram similares.
Por fim, Ice disse que aprendeu muito com os processos jurídicos e que para resolver a questão comprou “Under Pressure”, assim como Michael Jackson fez com os direitos autorais de várias músicas dos Beatles.
Segundo o artista, era mais barato comprar os direitos da canção do que fazer um acordo, então ele o fez, e desde então seria “dono” da parceria entre os saudosos Freddie Mercury e David Bowie: “as músicas são iguais, e as duas são minhas.”
Então tá.
.@VanillaIce finally clears the air on sampling David Bowie & Queen on "Ice Ice Baby" pic.twitter.com/ufxlE8Hsa4
— Dan Patrick Show (@dpshow) July 12, 2017