Música

Quem sente calafrios ao ouvir música está mais conectado com seus sentimentos, diz estudo

Em um estudo feito por um aluno de doutorado, o modo como nosso corpo reage à música poderia ser utilizado para o tratamento de doenças depressivas.

Garota com fones de ouvido
Foto via Shutterstock

Que ouvir música pode transmitir diversos sentimentos para cada um, todo mundo já está cansado de saber.

Mas nos últimos anos, diversas pesquisas estão surgindo para avaliar quais efeitos essas reações podem ter no corpo humano. E uma delas chegou numa conclusão interessante.

De acordo com um estudo feito pelo aluno de doutorado Matthew Sachs, publicado pela Oxford Academic, as pessoas que sentem calafrios ao ouvir música tem diferenças estruturais no cérebro comparadas a pessoas “comuns”.

Isso significaria que esses indivíduos “têm um volume maior de fibras que conectam o córtex auditivo às áreas associadas com o processamento emocional, o que significa que as duas áreas se comunicam melhor.” É como se o usuário fosse submetido a um alcance maior de emoções.

LEIA TAMBÉM: pessoas que vão a shows com frequência são mais felizes, diz estudo

Embora o estudo tenha sido feito apenas com 20 usuários, Sachs planeja colocar essa descoberta em prática num futuro próximo, estudando a possibilidade de utilizar esses conhecimentos para tentar tratar problemas depressivos.

Em uma entrevista para a Quartz, o estudante comentou:

Depressão causa uma inabilidade de se sentir prazer nas coisas sóbria a dia. Você poderia utilizar música com um terapeuta para explorar sentimentos.

E aí, você sente calafrios ao ouvir música?