Já faz muito tempo que James Murphy declarou seu desejo de ter um álbum do LCD Soundsystem no topo das paradas americanas.
Quando sua banda estava preparada para lançar o excelente Sound of Silver, em 2007, o frontman chegou a escrever um longo post pedindo para que seus fãs comprassem o disco na primeira semana, admitindo que ter o álbum mais vendido do país era um sonho seu.
No entanto, nem Sound of Silver — nem o seu sucessor This Is Happening, de 2010 — conseguiram o feito. Desde então, o LCD Soundsystem entrou num hiato, passou cinco anos longe dos palcos e retornou no começo de 2016 com um tamanho completamente diferente — a banda foi headliner do Coachella, um dos maiores festivais do mundo.
Desde então, o grupo esteve alternando entre uma turnê de reunião e as gravações de seu quarto álbum de estúdio. E no começo desse mês, a banda finalmente lançou o aguardado American Dream — que vem recebendo elogios unânimes da crítica.
LEIA TAMBÉM:
- Por pouco o QOTSA não chegou ao topo das paradas com seu novo disco
- 10 grandes bandas que nunca chegaram ao topo das paradas
Agora, James Murphy finalmente alcançou seu sonho: American Dream vendeu o equivalente a 85 mil cópias do álbum, e estreou em primeiro lugar na lista de álbuns mais vendidos dos Estados Unidos, como aponta a Billboard.
O álbum se beneficiou de uma política de vendas criada pela banda para acompanhar sua nova turnê. Cada pessoa que comprou ingressos para um dos próximos shows da banda tinha direito a ganhar um disco — embora ninguém fosse obrigado a pegar um se não quisesse.
Completando o top 3 das paradas estão os discos Luv Is Rage 2, de Lil Uzi Vert, e 17, do rapper XXXTentacion.