Ame ou odeie, a trajetória do Arcade Fire é algo que milhares de bandas sonham em ter.
Logo após surgir na cena underground com Funeral, em 2004, a banda foi lançando álbum atrás de álbum até finalmente alcançar a fama ao ganhar um Grammy de melhor disco do ano com o The Suburbs, de 2010.
Desde então, o grupo virou uma das maiores bandas indie em atividade e já foi headliner de uma série de festivais gigantescos ao redor do mundo.
E ao longo de sua carreira, a banda de Win Butler conquistou o coração de vários músicos e bandas respeitadíssimos da indústria. Um dos mais notórios é o mestre David Bowie, com o qual a banda chegou a colaborar no álbum Reflektor, de 2013.
No entanto, Bowie já era um fã de longa data do Arcade Fire. Como aponta o Newsweek, o astro tinha um fórum online onde de tempos em tempos conversava com seus fãs, a BowieNet.
Nela, em Novembro de 2004, o músico chegou a fazer uma série de posts — sob o nome de “Sailor” (marinheiro, em inglês) — entusiasmado com o Funeral, que havia acabado de ser lançado. Confira a tradução do que ele disse logo abaixo:
O ARCADE FIRE TEM O ÁLBUM DO ANO.
Você precisa, simplesmente precisa, comprar esse álbum hoje, agora. É o trabalho com as composições mais lindas, tocantes e passionais que eu ouvi em um bom tempo !!!
Se chama ‘FUNERAL’ (Merge Records) e nada mais (sim, eu ouvi o novo álbum do U2) chega perto.
(Bom, talvez o ‘Secret Machines’ e o disco deles ‘Now Here Is Nowhere’)
Ok, Ok, Eu estou fazendo um diário sobre eles e alguns outros, como uma forma de resumão do ano.
Sailor
Você pode conferir vários fãs do músico discutindo sobre os elogios em posts da época clicando aqui.