Em 2016 a banda brasileira Vitrola Sintética concorreu ao Grammy Latino por conta da música “Deus”, parte da categoria Melhor Canção Alternativa.
Um ano depois, o grupo está lançando um clipão oficial para a canção, dirigido por Pedro Costa em parceria com a banda, a produtora Coqueiro Filmes, os coletivos Seteset e o NuDEs (Núcleo de Diversões Eletrônicas), integrado por Laura Salerno, iluminadora do Vitrola.
O vídeo carrega metáforas para o que a banda chama de “possíveis explorações do ser humano consigo” e nele é possível captar práticas de persuasão para o poder.
Para ilustrar tudo isso, o NuDEs criou um cubo de luz que responde ao som e o clipe trabalha com vários tipos diferentes de iluminação, desde as que você pode alcançar até as que surgem de interferências ou projeções, e que talvez sejam a mesma coisa.
Deus
De autoria de Felipe Antunes e Otavio Carvalho, “Deus” fala da apropriação da mística religiosa para se beneficiar, questionando os privilégios para quem se presume messiânico, com pensamentos sobre a possibilidade de quem prega temer, mesmo que lá no fundo, a sua pregação.
Aqui a banda fala sobre um tema importantíssimo na sociedade atual que é a presença cada vez maior de religiosos em cargos políticos, enfraquecendo o caráter laico do estado previsto inclusive na Constituição do Brasil.
Você pode assistir ao novo clipe de “Deus”, da Vitrola Sintética, com exclusividade logo abaixo.