Thom Yorke nunca foi muito fã do Spotify.
Anos atrás, o músico causou polêmica ao chamar a plataforma de streaming de “o último peido desesperado de um corpo moribundo”, ao criticar o pagamento que os artistas recebem da empresa.
Por esses motivos, foi surpreendente para muitos fãs quando parte do catálogo do Radiohead retornou às redes de streaming ano passado — e esse mês, o próprio músico chegou a disponibilizar os discos de seus projetos paralelos na plataforma, como nós falamos por aqui.
No entanto, os sentimentos de Yorke em relação à empresa aparentemente não mudaram muito. Através de seu Twitter, o músico respondeu uma mensagem de Geoff Barrow, do Portishead, que criticava o modelo de pagamento do Spotify.
“Ok, pergunta rápida para os músicos… Quantos de vocês pessoalmente ganharam mais de 500 libras do Spotify?”, perguntou Barrow. “Eu recomendo a vocês, homens e mulheres, que leiam os comentários abaixo… nada mais a falar”, disse Yorke ao repassar a mensagem.
Uma das respostas que Barrow recebeu foi de Dan Le Sac, produtor de hip-hop, que mencionou ter recebido 100 libras de 20 mil streams de músicas. “Muito mais [dinheiro] do que com streams do YouTube, mas muito menos do que com vendas de discos”, disse Peanut Butter Wolf, o fundador da Stones Throw.
Você pode conferir os tweets logo abaixo.
https://twitter.com/jetfury/status/946051057553113088
i refer you, ladies and gentlemen, to the comments below …. without further comment 🙏😔 https://t.co/rw3mNt9epG
— Thom Yorke (@thomyorke) December 28, 2017
https://twitter.com/danlesac/status/946083116569055232
A lot more than YouTube plays but a lot less than record sales
— Peanut Butter Wolf (@pbwolf) December 27, 2017
Nope.
— LoneLady (@LoneLadyHQ) December 27, 2017