Música

Radiohead processa Lana Del Rey por suposto plágio de "Creep"

Em postagem no Twitter, Lana Del Rey confirmou que foi formalmente acusada pelo Radiohead por conta de sua canção "Get Free".

Lana Del Rey e Radiohead
Fotos: Wikimedia Commons

O Radiohead parece se importar mais com “Creep” do que deixa transparecer.

Recentemente, rolou um rumor na internet de que a banda teria acusado Lana Del Rey de plagiar a canção em uma música de seu último álbum, Lust For Life (2017). A faixa em questão é “Get Free” que, realmente, tem uma estrutura e sonoridade que lembram bastante o grande hit do grupo.

Acontece que, neste último domingo (07), a cantora foi ao Twitter para confirmar os rumores e ainda dar mais detalhes sobre a acusação. Segundo Lana, sua música não foi inspirada em “Creep”, mas mesmo assim ofereceu 40% dos royalties da composição. Só que a banda de Thom Yorke recusou:

É verdade sobre o processo. Embora eu saiba que minha música não foi inspirada em “Creep”, o Radiohead sentiu que foi [inspirada] e quis 100% [dos lucros] da publicação — ofereci 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100. Seus advogados foram implacáveis, então nós vamos lidar com isso no tribunal.

Uma fonte do jornal The Sun disse que o Radiohead espera ser “recompensado ou creditado na lista de compositores para receber os royalties.” Atualmente, os créditos de “Get Free” estão em nome de Lana Del Rey, Kieron Menzies e Rick Nowels.

Você pode comparar as duas canções ao fim da matéria e tirar suas próprias conclusões.

https://twitter.com/LanaDelRey/status/950065789549166592