Música

O Rock não morreu, mas foi duramente enterrado no Grammy

Além dos prêmios de Rock não terem sido transmitidos na cerimônia principal do Grammy 2018, dado dos vencedores também assusta.

Foo Fighters vence o Grammy
Foto: Reprodução / Instagram

Ontem à noite (28) aconteceu a cerimônia de entrega dos prêmios Grammy e se você é fã de Rock And Roll, não viu nenhum artista recebendo seus troféus.

Isso aconteceu porque, apesar de algumas tantas categorias serem direcionadas ao estilo, elas não foram transmitidas pela televisão e tiveram os seus resultados revelados em momentos anteriores à transmissão oficial que o mundo todo viu.

Publicidade
Publicidade

O mais perto do Rock que tivemos ontem à noite foi uma apresentação do U2 no meio do Rio Hudson, em Nova York, onde Bono e companhia protestaram contra Donald Trump, mas foi isso.

Oportunidades não faltaram, já que perdemos tantos artistas talentosos nos últimos anos e poderíamos facilmente ter tributos a nomes como Chester Bennington e Chris Cornell, mas as guitarras foram deixadas de lado e enterradas no Grammy 2018 junto com os seus artistas. Se a ideia passa longe de divulgar novos e bons nomes do Rock, pelo menos uma homenagem aos antigos poderia ter acontecido.

Vencedores e suas idades

Outro dado preocupante que tivemos a partir da cerimônia do Grammy ontem foi sobre como os vencedores nas categorias de Rock são, em sua maioria, artistas e bandas consolidados há algum tempo, o que assusta e prejudica a renovação do estilo para o grande público.

A Melhor Performance de Rock ficou com o já saudoso Leonard Cohen, enquanto a Melhor Canção foi “Run” do Foo Fighters e as suas longas décadas de carreira. Já o melhor disco ficou com The War On Drugs, que está na estrada desde 2005.

LEIA TAMBÉM: banda esfrega troféu na bunda e manda um “Hail Satan” ao vencer o Grammy

Sabemos que há algum tempo o Grammy comete muito mais erros do que acertos. Entregar o prêmio de Álbum do Ano a Bruno Mars e seu mediano 24k Magic ao invés de obras primas como os mais recentes títulos de Kendrick Lamar e Lorde mostrou que os caras não são lá muito alinhados com a qualidade do que é lançado no mercado da música.

Ainda assim, o Grammy continua sendo a maior premiação da indústria e o que acontece por lá reflete o que vivemos por aqui. Pior ainda, o que não acontece por lá, como a falta de aparição de nomes do rock, reflete muito bem o que não acontece por aqui.

O Rock não morreu, resiste principalmente no underground, mas no Grammy, foi escondido e enterrado sem dó nem piedade.

Veja a lista com os vencedores do Grammy 2018 clicando aqui.

Sair da versão mobile