Não é uma informação sigilosa o fato de o Metallica ser uma grande banda de metal. Além de ajudar a popularizar o gênero ao longo das últimas três décadas, o grupo faz por merecer em termos de formação. É claro que a voz e a presença do vocalista James Hetfield ajuda muito nisso, mas a banda não teria esse nome todo se não fosse a qualidade da parte instrumental.
Além da bateria do icônico Lars Ulrich, o time não estaria completo sem a guitarra solo de Kirk Hammett. E, é claro, algumas das linhas de baixo mais importantes da história do rock encontram-se na discografia da banda, tenham sido elas escritas por Cliff Burton, Jason Newsted ou por Robert Trujillo.
Essas linhas instrumentais ajudaram muito a popularizar a banda. Duvida? É só procurar a quantidade de covers postados no Youtube. Mas um em particular chamou nossa atenção.
Publicado recentemente pelo baixista autodidata ucraniano Andriy Vasylenko, o vídeo mostra as linhas de guitarra e de baixo de mais de 15 músicas da banda trocadas. Ou seja, enquanto a linha de baixo de “Wherever I May Roam” é tocada na guitarra, a guitarra é tocada no baixo.
O vídeo, postado recentemente, foi feito em parceria com o também músico Denis Pauna. Ambos são fãs de metal e, obviamente, do Metallica.
Revisitando a discografia do grupo
Não importa a época em que você conheceu a banda, alguma música do vídeo você conhece. A dupla pegou entre hits e músicas mais “apagadas” da maioria absoluta dos álbuns lançados pelo grupo. Os únicos álbuns que não foram incluídos foram Reload (de 1997), St. Anger (de 2003) e o álbum mais recente, Hardwired… To Self-Destruct (de 2016). São relembradas canções lançadas tanto em 1983 quanto em 2008.
O critério de escolha das músicas, é claro, partiu do consenso da dupla e da criatividade nas linhas de guitarra e de baixo. No vídeo, músicas que ficaram conhecidas pelo riff de guitarra (como “One“) e também músicas com linhas de baixo reconhecidas facilmente pelos amantes do instrumento (como “Orion“).
Confira as músicas tocadas (e o vídeo em questão) logo abaixo:
- “Suicide & Redemption” (de Death Magnetic, de 2008)
- “My Friend of Misery” (de Metallica, de 1991)
- “The Outlaw Torn” (de Load, de 1996)
- “Seek And Destroy” (de Kill ‘Em All, de 1983)
- “To Live Is To Die” (de …And Justice For All, de 1988)
- “The Call Of Ktulu” (de Ride The Lightining, de 1984)
- “Wherever I May Roam” (de Metallica, de 1991)
- “Welcome Home (Sanitarium)” (de Master Of Puppets, de 1986)
- “Master Of Puppets” (de Master Of Puppets, de 1986)
- “Until It Sleeps” (de Load, de 1996)
- “For Whom The Bells Tolls” (de Ride The Lightining, de 1984)
- “One” (de …And Justice For All, de 1988)
- “Orion” (de Master Of Puppets, de 1986)
- “Fade To Black” (de Ride The Lightining, de 1984)
- “Nothing Else Matters” (de Metallica, de 1991)
- “(Anesthesia) Pulling Teeth” (de Kill ‘Em All, de 1983)