Chegou ao fim a estadia de Eddie Vedder em São Paulo. E que baita encerramento!
Depois de tocar com o Pearl Jam no Lollapalooza Brasil, no último final de semana, o frontman fez três apresentações solo na capital paulista — todas esgotadas, vale dizer. A última aconteceu nesta sexta (30), no Citibank Hall.
Como companhia e um baita bônus para o público, Vedder trouxe “na mala” o irlandês Glen Hansard para abrir seus shows e acompanhá-lo em algumas canções. Mesmo com o público ainda chegando e um pouco tímido, o cantor não demorou muito para ganhar a galera com seu carisma e talento. Não foram poucas as vezes que a plateia o aplaudiu de pé por seus fortes vocais e habilidade no violão, além de celebrar seu discurso anti-Trump. Em seu setlist, estavam músicas como “Shelter” e “Way Back in the Way Back When”, e Hansard agradeceu por diversas vezes pela incrível recepção dos paulistas.
Daí veio Eddie Vedder. O vocalista entrou sem nenhuma cerimônia no palco, com um baita sorriso no rosto e pronto para encantar seu público pelas próximas duas horas. O músico começou com uma leva de três covers logo de cara: “Isn’t It a Pity”, de George Harrison, “The Ship Song”, do Nick Cave e “Don’t Be Shy”, de Cat Stevens.
Repetindo seu feito com o Pearl Jam no Lolla, Vedder chegou munido de algumas folhas com textos em português para poder falar com a plateia. Pouco depois do início do show, o cantor se declarou aos fãs paulistas, dizendo que a energia da cidade era muito boa e que sempre adora voltar para tocar por aqui.
Depois de tocar uma séria de músicas de sua banda — como “Just Breathe” e “Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town” — veio um dos momentos mais engraçados da noite. Após ouvir uma mulher gritando, Eddie questionou o que significava e descobriu, por intermédio do marido da moça, que ela o queria. É aí que o cantor faz piada com ele:
É… interessante que sua mulher me queira. Porque, por incrível que pareça, eu estou muito atraído por você.
Após várias risadas, o músico ainda dedicou sua canção solo, “Sleeping by Myself”, para o cara. Que sorte!
Antes de tocar “Here Comes The Sun”, dos Beatles, Eddie chamou atenção para as chuvas que têm acometido São Paulo nesta última semana. “Todos os dias… às 4 da tarde…,” e fez um gesto de chuva com as mãos, fazendo a plateia rir e concordar. Alegando ser sua culpa, ele dedicou a cover aos paulistas e desejou que ninguém ficasse molhado ao ir para casa naquela noite.
A apresentação seguiu com mais uma série de covers e com a presença de Glen Hansard no palco para acompanhar Vedder em algumas canções. Antes de apresentá-lo ao público novamente, Eddie disse ter perguntado várias vezes se o músico realmente queria viajar até o Brasil para abrir suas apresentações. Segundo o vocalista, Hansard disse: “Eddie, se você tivesse matado um homem… eu apenas pegaria minha pá.”
Durante “Far Behind” e “Guaranteed”, ambas músicas da trilha sonora de Into The Wild (2007), feita por Vedder, o vocalista chamou o fã Sergio Vedder ao palco com sua namorada para uma espécie de serenata. O casal ficou sentado no palco em frente a uma fogueira de mentira, e Eddie justificou dizendo que aquilo era um ato de agradecimento: anos antes, Sergio presenteou o cara com uma baita guitarra lindona.
Outros momentos de destaque se deram quando Eddie Vedder desceu do palco para ficar, literalmente, no meio do povão. O cantor se enfiou entre as fileiras da frente no Citibank Hall e cantou ali mesmo, sem se preocupar com as centenas de mãos à sua volta. Vale dizer que o público foi muito respeitoso com o cantor, o que deu confiança ao cara para repetir o feito por mais duas vezes antes do fim da noite.
Antes do bis com Glen Hansard novamente no palco, Eddie tocou — para a surpresa dos presentes — a famosa cover de “Last Kiss”, que foi cantada em coro por toda a plateia ali presente. Logo depois veio “Porch”, hit do Pearl Jam, que quase levou a casa de shows abaixo. Ao voltar ao cenário com o irlandês, os dois protagonizaram um momento muito interessante: sem microfone e com o violão desplugado, a dupla silenciou o público para cantar “Sleepless Nights”, do The Everly Brothers, na raça. Devo dizer que foi emocionante poder ouvir a voz de duas lendas da música assim, sem caixas de som, e ao vivo, no mais literal sentido da expressão. O tom de proximidade que esta experiência deu aos fãs foi magnífico.
A noite foi encerrada com mais uma surpresa: fora de seu set solo desde o ano passado, Eddie Vedder trouxe “Black” de volta, e agora com a ajuda de um fã. Sergio subiu de novo ao palco e introduziu a canção com sua voz bem semelhante à do cantor, para depois deixar que Eddie terminasse a música para uma plateia emocionada — esta que vos escreve, por exemplo, chorou durante a música inteira. Veja o vídeo (apesar da proibição de vídeos e fotos no local, alguns fãs fizeram seus registros) ao fim da publicação.
Foi clara a felicidade do frontman de estar ali, além da sua paixão pelo público brasileiro e entrega completa na performance. Só podemos esperar que ele e o Pearl Jam voltem logo e protagonizem noites tão especiais como esta outras várias vezes.
Setlist – Eddie Vedder em São Paulo
- Isn’t It a Pity (George Harrison cover)
- The Ship Song (Nick Cave & The Bad Seeds cover)
- Don’t Be Shy (Cat Stevens cover)
- Just Breathe
- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
- Wishlist
- Driftin’
- Sleeping by Myself
- Here Comes the Sun (The Beatles cover)
- Song of Good Hope (com Glen Hansard)
- Drive All Night (Bruce Springsteen cover) (com Glen Hansard)
- Far Behind
- Guaranteed
- The Needle and the Damage Done (Neil Young cover)
- Rise
- Better Man
- Forever Young (Bob Dylan cover)
- Man of the Hour
- The End
- Parting Ways
- Last Kiss (Wayne Cochran cover)
- Porch
Bis: - Better Days
- Sleepless Nights (The Everly Brothers cover) (com Glen Hansard)
- Falling Slowly (The Swell Season cover) (com Glen Hansard)
- Society (Jerry Hannan cover) (com Glen Hansard)
- Smile (com Glen Hansard)
- Rockin’ in the Free World (Neil Young cover) (com Glen Hansard)
Bis 2: - Black (com o fã brasileiro Sergio Vedder)
- Hard Sun (Indio cover) (com Glen Hansard)
Via Setlist.fm