Música

Bruce Springsteen foge de script na Broadway para tocar música de protesto

Após 146 shows na Broadway, Bruce Springsteen fugiu do seu setlist para tocar uma canção de protesto contra polêmicas recentes nos Estados Unidos.

Bruce Springsteen
Foto: Divulgação

Caso você não tenha ficado sabendo, o grande Bruce Springsteen passou o último ano com uma residência de shows na Broadway, onde tocou basicamente o mesmo setlist por 146 shows.

No entanto, o músico decidiu fugir de seu script essa semana. Após a recente polêmica envolvendo as crianças sendo separadas de seus pais na fronteira dos Estados Unidos com o México, o músico decidiu disparar uma crítica ao presidente Donald Trump.

Publicidade
Publicidade

“Por 146 shows, eu toquei basicamente o mesmo setlist toda noite”, disse o músico. “Hoje, algo diferente é necessário”.

Em seguida, ele tocou “The Ghost of Tom Joad”, uma canção de protesto escrita por Springsteen em 1995 que tem frases como “onde alguém estiver lutando por um lugar para ficar / ou por um trabalho decente ou uma mão amiga / onde alguém estiver com dificuldades de ser livre / olhe nos olhos deles, mãe, e você verá a mim”.

Ao longo dos anos, a faixa chegou a ser gravada por artistas como Rage Against The Machine e Rise Against.

Antes de realizar a performance, Springsteen ainda se lembrou do dia da “Marcha Pelas Nossas Vidas”, uma passeata que aconteceu nos Estados Unidos em Março em favor de uma política mais restrita sobre o porte de armas no país.

“Aquele foi um bom dia, e um dia necessário porque estamos vendo coisas nas nossas fronteiras que são tão chocantes e vergonhosamente desumanas e não-americanas que é simplesmente enfurecedor”, comentou.

E nós ouvimos pessoas em posições altas no governo americano falando em nome de Deus e do nosso país que é algo ‘moral’ atacar crianças ao nosso redor. Que Deus nos abençoe.

Você pode conferir a transcrição completa do discurso de Springsteen antes de tocar a canção na Consequence of Sound. Como gravações na Broadway são proibidas, relembre a faixa através da performance abaixo.

Sair da versão mobile