O Pussy Riot ganhou visibilidade internacional de grandes veículos com o episódio da final da Copa do Mundo. Em protesto contra a polícia russa, quatro pessoas ligadas ao grupo invadiram o campo.
Acontece que, muito mais do que uma banda punk, o Pussy Riot se tornou um movimento social e político. Entre suas principais causas estão o feminismo e a luta contra a brutalidade policial.
E se você achou que a banda ficaria calada diante do episódio, você se enganou. Isso porque o Pussy Riot acaba de lançar a nova “‘Track About Good Cop“, que, obviamente, critica o comportamento das autoridades. A nova música, na forma de um dançante euro-pop, versa sobre a diferença entre policiais justos e policiais abusivos, aludindo à motivação do protesto da Copa.
Além disso, o dia do lançamento do clipe coincidentemente foi o mesmo em que o tribunal europeu condenou a Rússia pela pena imposta às quatro pessoas. O conselho afirmou que a pena imposta foi “excepcionalmente severa”.
“Nós queremos a liberdade dos ativistas que foram presos”
O clipe contém uma edição frenética e é protagonizado por um grupo de policiais. Ele dançam e se divertem nas ruas. Mas a semelhança com o episódio da grande final entre França e Croácia fica ainda mais claro com a descrição da postagem oficial do vídeo.
Além dos créditos da equipe responsável pelo vídeo, o grupo reivindica nove pontos, traduzidos abaixo:
- Libertar os membros do Pussy Riot Olga Pahtusova, Olga Kuracheva, Nika Nikulshina e Peter Verzilov, que estão presos por 15 dias por sua ação “Policiais Entram No Jogo”, durante a Copa do Mundo;
- Libertar Oleg Sentsov (um cineasta ucraniano preso em regime russo) e outros prisioneiros políticos;
- Não colocar pessoas na prisão por curtidas e reportagens;
- Parar com prisões em massa em comícios políticos;
- Parar de foder com Navalny (um político que se posiciona contra Putin)
- Parar de prender tantas pessoas por delitos de drogas (o 228º artigo do Código Penal russo)
- Cancelar o extremismo (282º artigo do Código Penal russo, um dos principais artigos políticos criminais)
- Liberdade de expressão e de discurso na Rússia
- Dar um canal de TV federal para a mídia ativista “MediaZona“
Confira abaixo o clipe e a publicação original da banda no Facebook:
https://www.facebook.com/wearepussyriot/posts/2121245248132066