Nos últimos dias fomos surpreendidos com a demissão repentina de James Gunn da Disney. O motivo foi que resgataram alguns tweets postados entre 2009 e 2011 em que o diretor de Guardiões da Galáxia fazia piadas horríveis envolvendo estupro e pedofilia.
A Disney não quis nem saber e demitiu Gunn, alegando que tais atitudes “são indefensáveis e inconsistentes com os valores dos nossos estúdios”.
Mais tarde, o diretor soltou um comunicado dizendo que ele costumava, sim, fazer piadas piadas ofensivas e controversas, mas que mudou:
Não é para dizer que eu estou melhor, mas eu estou muito, muito diferente do que era há alguns anos; hoje eu tento enraizar o meu trabalho no amor e nas conexões e menos na raiva. Meus dias de falar algo só porque é chocante e para tentar conseguir uma reação acabaram.
E agora, passados alguns dias, parte do elenco de Guardiões da Galáxia resolveu sair em defesa de James em publicações no Twitter.
Chris Pratt, ator principal do filme, que faz o papel de Peter Quill/Star-Lord, postou um versículo da Bíblia:
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Tiago 1:19
“Understand this, my dear brothers and sisters. Let every person be quick to listen, slow to speak, slow to anger.”
JAMES 1:19
🙏♥️— Chris Pratt (@prattprattpratt) July 22, 2018
Zoe Saldana, a Gamora, também falou sobre:
Tem sido um fim de semana desafiador, não vou negar. Estou dando uma pausa a mim mesma para absorver tudo isso antes de falar alguma besteira. Só quero que todos saibam que amo TODOS os integrantes da minha família GdG. Sempre amarei.
It’s been a challenging weekend I’m not gonna lie. I’m pausing myself to take everything in before I speak out of term. I just want everyone to know I love ALL members of my GOTG family. Always will.
— Zoe Saldana (@zoesaldana) July 22, 2018
Dave Bautista, que faz o papel de Drax, foi mais direto em sua defesa:
Terei mais a dizer, mas por agora tudo que direi será isso: James Gunn é uma das pessoas mais amorosas, cuidadosas e amigáveis que já conheci. Ele é gentil e simpático e se preocupa profundamente com pessoas e animais. Cometeu erros. Todos cometemos. NÃO estou bem com o que está acontecendo com ele.
I will have more to say but for right now all I will say is this..@JamesGunn is one of the most loving,caring,good natured people I have ever met. He’s gentle and kind and cares deeply for people and animals. He’s made mistakes. We all have. Im NOT ok with what’s happening to him
— Dave Bautista (@DaveBautista) July 21, 2018
Michael Rooker, ator que faz Yondu Udonta, foi mais enérgico em sua posição e, antes de deletar sua conta, publicou o seguinte no dia 22 de Julho:
Essa conta ficará inativa após hoje. Estamos muito cansados e aborrecidos com essa MERDA contínua… nem eu ou meus assessores irão usar mais o Twitter. O Twitter é uma droga e não quero ter mais ligação com ele.
Obrigado a todos que mandaram apoio e palavras boas. Vejo vocês no Instagram.
– MR
Tem também uma petição rolando para que a Disney reconsidere a decisão e recontrate James, ainda mais que o Guardiões da Galáxia, Vol. 3 já está programado para ser lançado em 2020.
No link há um longo discurso sobre o assunto, com um trecho dizendo que “Outra coisa, é que se vocês fazem isso com o Gunn, vocês têm de fazer com todos os outros diretores que já fizeram piadas bostas em sua vida, o que aconteceu com todos, porque eu duvido que um ser humano sequer nesse planeta não tenha feito uma piada merda uma ou duas vezes na vida.”