O jornalista Daniel Bacchieri está há quatro anos à frente do projeto Street Music Map, onde tem não só mapeado mais de 170 festivais de música de rua por todo o mundo, como criado um verdadeiro canal colaborativo por onde os artistas podem registrar os seus trabalhos através de uma série de produções multimídia como podcasts, documentários e álbuns gravados ao vivo.
Recentemente o projeto chegou ao número de 173 festivais identificados e mapeados através da pesquisa do jornalista. O registro de geolocalização desses festivais foi feito utilizando o Google Maps, com eventos catalogados na Europa (94 festivais), América do Norte (46), Oceania (18), América do Sul (8), Ásia (5) e África (2).
De acordo com Bacchieri, o processo de mapeamento segue em aberto para poder aumentar a identificação de projetos que existam fora do eixo América do Norte/Europa, naturalmente mais volumoso.
Top 6 Países | Número de festivais de música de rua:
1. Estados Unidos – 28 festivais
2. Itália – 18 festivais
3. Canadá – 18 festivais
4. Reino Unido – 15 festivais
5. Austrália – 14 festivais
6. Alemanha – 8 festivais
Street Music Map
O projeto foi criado em 2014 através do seu perfil no Instagram e hoje compartilha mais de 1.300 vídeos de músicos de rua de 97 países, através da colaboração de mais de 700 pessoas. O trabalho foi crescendo orgânica e gradualmente, através de um processo de curadoria online que acabou achando o seu caminho naturalmente para o offline.
Além do trabalho de mapeamento dos festivais, o Street Music Map conta também com um podcast próprio, o StreetMusicMapRadio, mini-documentários, playlists customizadas no Spotify e até já lançou um álbum gravado ao vivo nas ruas de São Paulo, o StreetMusicMap Vol.1 – Live at O.bra Festival (lançado pela Loop Discos, em 2016). Você pode ouvi-lo abaixo.
A visibilidade que o projeto trouxe acabou rendendo parcerias na curadoria de música de rua dos principais eventos criativos do Brasil, como o Festival Path, O.bra Festival, a SIM São Paulo (Semana Internacional da Música), entre outros.
O Street Music Map tem sido um grande responsável no trabalho de destacar a música de rua de qualidade feita Brasil à fora, e tem como ponto mais importante fomentar a carreira de artistas de rua, incentivando um intercâmbio cultural entre os países envolvidos.