Se você prestou ou presta bastante atenção nas aulas de História, deve saber sobre a Guerra do Kosovo, um conflito que aconteceu entre 1998 e 1999 na província sérvia. Se você não prestou, eu te explico bem resumidamente: de um lado da briga estava Kosovo, uma das províncias que constitui a Iugoslávia e que lutava pela sua independência, e do outro o presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, contrário a tal decisão.
E se você gosta muito mesmo do assunto, talvez saiba também que uma terceira Guerra Mundial quase estourou ali. E se eu te disser que quem impediu que isso acontecesse foi James Blunt? Sim, o cara que canta “You’re Beautiful”.
E é 100% verdade. Como lembrou o twitteiro Willame Figueredo em uma thread na rede social, o cantor britânico foi comandante de uma divisão do exército do Reino Unido — ele também foi piloto de tanque — deslocada para o coração do conflito, Pristina, capital do Kosovo. A missão que foi dada ao músico era tomar o Aeroporto da cidade, dominado por uma divisão de paraquedistas do Exército Russo, que apoiava os ideais do presidente iugoslavo.
Agora vocês imaginem as consequências: Um general americano, comandante das forças da Otan, ordena que uma DIVISÃO BLINDADA enfrente e tome, a todo custo, um aeroporto dominado por PARAQUEDISTAS RUSSOS.
— Willame Figueredo (@willameee) October 23, 2018
Pois bem, Blunt bateu o pé e se negou a entrar no embate, já que, no português bem claro, ia dar merda. A ordem foi dada por um general americano e comandante da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas para a sorte de James, o segundo no comando concordou com sua decisão e a acatou.
James Blunt contou sobre o caso em uma entrevista em 2010, onde declarou (via Veja):
Há momentos na vida que você sabe que as coisas vão bem e momentos que você sente que vão absolutamente mal. Há coisas que moralmente é preciso rejeitar e esse espírito de julgamento moral é algo que os soldados britânicos levam gravado dentro deles.
Loucura total, não é?
Em 2007, o músico lançou uma série-documentário chamada James Blunt: Return to Kosovo, onde volta ao local e faz um show para as tropas do estado e visita os lugares que ficou durante seu serviço ao exército. Você pode assistir aos quatro capítulos logo abaixo.
Antes de cantar músicas que impregnavam na mente das pessoas, James Blunt serviu a Royal Army, onde chegou a ser oficial-comandante de cavalaria blindada, vulgo piloto de tanque. pic.twitter.com/d1cbWi20eq
— Willame Figueredo (@willameee) October 23, 2018