O oitavo Festival Novas Frequências, um dos principais eventos de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, teve início na última segunda-feira (03/12) e segue com a sua programação diversa com 21 atrações descentralizadas por palcos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro até o dia 9 (segunda-feira).
Essa edição apresenta pela primeira vez ao público brasileiro o trabalho do japonês Keiji Haino, do alemão Moritz Von Oswald e do austríaco Fennesz, nomes considerados como verdadeiras referências mundiais.
A edição 2018 do Novas Frequências é inspirada no tema do “infinito”, de acordo com explicação do curador Chico Dub sobre a fonte da referência para o tema, que dá destaque à figura do número 8: “o número 8 é cheio de simbologia: significa Jesus Cristo no Cristianismo, é o número da sorte na China, universalmente considerado o símbolo do equilíbrio cósmico e da justiça”.
Novas Frequências
O Novas Frequências desse ano reúne uma lista de 21 artistas de 9 países diferentes (confira a lista ao fim da matéria). As atividades, divididas entre 10 espaços diferentes pela capital carioca, incluem performances de piano acústico em diálogo com os sons da cidade, uma instalação em formato de paredão de som jamaicano, aulas de hatha yoga sonorizadas ao vivo, uma homenagem à Tropicália em versão experimental, palestras, oficinas, entre outros.
Os 10 espaços selecionados para as atrações são: Oi Futuro Flamengo, Lab Oi Futuro, Teatro XP Investimentos, MAR – Museu de Arte do Rio, Teatro Ipanema, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Cais da Imperatriz, Aparelho, Teatro Odisséia e Manouche.
O evento é realizado pela empresa Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal. Confira mais informações sobre a programação no site oficial do evento.
Programação em ordem alfabética :
-
- Áine O’Dwyer apresenta Pianowalk – Uma série de performances e coreografias para piano em cenários urbanos (Reino Unido)
- Bonaventure (CH)
- Cão apresenta: 40 40 40 12 (BR)
- Dubversão Sistema de Som apresenta: Real Rock (eternal) Riddim (BR)
- Eduardo Manso & Rafael Meliga (BR)
- Felinto (BR)
- Fennesz (AT)
- Galo Preto (BR)
- Guillerrrmo (BR)
- Henrique Iwao apresenta: Cacofonia Tropicália (BR)
- J.-P. Caron apresenta: Circuitos Simultâneos (BR)
- Keiji Haino (JP)
- Moritz von Oswald (DE)
- Observador apresenta: Multiverso Interior (BR)
- OKO DJ (FR)
- RP Boo (US)
- Saskia (BR)
- Stefanie Egedy apresenta: Falha Comum (BR)
- The International Nothing (DE)
- Thelmo Cristovam apresenta: Ideias em cores gris dormem furiosamente (BR)
- Tomoko Sauvage apresenta: Waterbowls (JP/FR)
Não conhece as atrações? Sem problema. A organização do evento disponibilizou uma playlist no Spotify para você ouvir enquanto se desloca de palco pelo outro: