O Nirvana passou por diversas formações até chegar na sua formação clássica.
Com a base central consolidada com o vocalista e guitarrista Kurt Cobain ao lado do baixista Krist Novoselic, o grupo teve alguns bateristas em sua carreira e também chegou a contar com uma segunda guitarra ainda na época do disco Bleach.
Quem assumiu as seis cordas no ano de 1989, passando rapidamente pela banda, foi Jason Everman, que emprestou os 606 dólares utilizados pelo Nirvana para gravar seu primeiro disco e, mesmo sem tocar no álbum, aparece em seus créditos por conta do favor (bem como na foto da capa).
Jason chegou a fazer shows com o grupo e o vídeo abaixo mostra uma dessas apresentações em uma loja de discos onde Kurt, Krist, Jason e Chad Channing tocam “Love Buzz”, cover da banda Shocking Blue que aparece no álbum.
Assista logo abaixo.
Jason Everman, Nirvana, Soundgarden e o Exército
Em tempo, Jason Everman não apenas teve uma passagem rápida pelo Nirvana como tocou baixo no Soundgarden em 1990.
Ele também não ficou muito tempo no grupo, sendo substituído de forma definitiva por Ben Shepherd no mesmo ano, mas é possível ouvi-lo na cover de “Come Together”, dos Beatles, lançada pelo Soundgarden no EP Loudest Love.
Jason chegou a tocar no Mind Funk e ao sair da banda entrou para o exército dos Estados Unidos, tendo servido em missões no Iraque e no Afeganistão.
LEIA TAMBÉM: há 30 anos o Nirvana gravava seu primeiro disco com 600 dólares