O quarteto paulista Black Days (rock/hardcore/metalcore) está lançando o single “Espelho”, primeiro som que antecede o lançamento do seu disco de estreia, Entidade.
Com cinco anos na correria desde a sua formação inicial, na cidade de Valinhos/SP em 2014, a banda formada por Bruno Figueiredo (Voz), Murilo Amancio (Guitarra), João Bonafé (Baixo) e Adriano Ferreira (Bateria) já deu as caras aqui no TMDQA! em outras ocasiões para divulgar o lançamento de singles e EPs, além da formação de um coletivo de bandas com outros nomes similares do gênero no Brasil como Bullet Bane, Pense e Bayside Kings.
Agora a Black Days entra em 2019 com o lançamento de um clipe que acompanha o single de trabalho, produzido por um projeto especial educacional chamado Gravando Bandas: Produção Audiovisual de Clipes. O projeto consiste em um interessante e pioneiro curso itinerante com carga horária de 30h (dividas em 3 dias de aulas) que concilia teoria e prática para ensinar alunos de todos os níveis e formações que desejam aprender técnicas de produção, filmagem, edição e pós-produção para vídeo clipes.
O curso é ministrado pelo curitibano Derick Borba, profissional de marketing com experiência na área de produção audiovisual desde 2000 – atualmente produzindo conteúdo para o canal OFF, além de já ter trabalhado com mais de 100 bandas e artistas como Nx Zero, CPM22, Luan Santana, Angra, Raimundos, Jota Quest e Dead Fish em seu portfólio.
Além de formar novos filmmakers para o mercado musical brasileiro certificados pela marca Adobe (o curso faz parte de um projeto patrocinado pela marca de softwares gráficos e de edição chamado Jornada Adobe), o Gravando Bandas acaba gerando excelentes materiais para as bandas que servem de “cobaia” para o projeto final dos alunos do curso, ganhando sempre um video clipe profissional e bem produzido.
Esse foi o caso para o clipe de “Espelho”, cujo resultado você pode conferir o resultado ao final da matéria e decidir se vocês aprovariam os alunos do curso (ou não).
Aproveitando a ocasião, conversamos com o baixista da Black Days, João Bonafé, para que ele nos falasse sobre a produção do material que resultou no clipe e o atual momento da banda:
TMDQA: “Espelho” é o novo single da Black Days, e ao contrário de sons anteriores que vocês lançaram (que tinham uma pegada mais voltada ao metalcore, na minha opinião), essa faixa traz uma preocupação maior com a melodia do que com o peso. Essa é uma escolha consciente que representa a sonoridade que podemos esperar ouvir da banda em lançamentos futuros?
João Bonafé: Foi uma escolha consciente sim, embora os fãs podem aguardar músicas mais pesadas e também densas. De uma maneira geral, é um experimento, uma busca pela nossa identidade. Apesar da quantidade de lançamentos, ainda somos um projeto realmente novo e a ideia é fugir da nossa zona de conforto sempre sem se prender a rótulos ou fórmulas.
O cuidado com as melodias e com a mensagem já é um traço característico do Bruno desde sempre, sem se preocupar com peso ou complexidade e sim conectar as pessoas.
TMDQA: Desde o início da banda, vocês seguem a estratégia de priorizar o lançamento de EPs (uma tendência que tem se mostrado acertada entre novos artistas) ao invés de álbuns completos. Quais são os planos para lançamentos futuros da Black Days?
João Bonafé: Em um primeiro momento, optar por esse caminho foi uma questão de necessidade mais do que de estratégia. Nós precisávamos nos manter ativos, conciliar tempo para compor, ensaios, shows, vida pessoal e os trabalhos fora do mundo da música. Tudo isso com muita agilidade sem deixar de se preocupar com a qualidade. Então naquele momento, optar por esse caminho nos favoreceu muito, dando mais fluidez para o nosso desenvolvimento. Mas em meados de 2018 sentimos a necessidade de nos puxar como banda, e contrariando a tendência optamos por produzir e gravar nosso primeiro álbum cheio. Estamos começando a marcar os shows para a divulgação desse novo trabalho, mas acredito que em breve iremos voltar com os nossos sistemas periódicos de lançamentos, provavelmente com algumas participações, mas aí já é um papo para o segundo semestre.
TMDQA: O clipe de “Espelho” foi produzido através do projeto educativo Gravando Bandas, onde uma turma de alunos é conduzida pelo mestre Derick Borba em um curso de produção audiovisual cujo objetivo, além de dominar as técnicas e conhecimentos da área, é entregar um clipe profissional para a banda “cobaia”. Contem mais pra gente sobre como essa parceria aconteceu, como foi participar desse projeto e como que funciona a escolha do corte final.
João Bonafé: Essa parceria começou através do Murilo (Amancio, guitarrista), que é fotógrafo e videomaker e que durante um período trabalhou dentro das produções do Derick, que com o passar do tempo acabou se aproximando com os outros integrantes e conhecendo o nosso trabalho.
Sinceramente, pra bandas independentes é ótimo que esse tipo de projeto aconteça, pois é uma chance da gente conseguir produzir material de vídeo com equipamento de primeira, alcançando uma qualidade absurda sem gastos astronômicos. Para os alunos é a chance de poder vivenciar um set de filmagens real com todas as suas dificuldades e pressões, com um suporte bem didático. Geralmente o corte final sai de algum aluno, com alguns ajustes do Derick, mas tudo depende de como a turma acaba se conectando com a banda.
https://www.instagram.com/p/BrpoRrThr75/
TMDQA: A cena do rock autoral e independente brasileiro tem passado por uma fase bastante criativa, com muito material original e de alta qualidade sendo produzido por bandas de todas as regiões do país que também tem sido verdadeiros empreendedores da música, por darem muita atenção não só aos sons, mas a tudo que envolve a carreira (mídias sociais, identidade visual, produção de conteúdo em vídeo, entre outros aspectos). Pelo que o Adriano [Ferreira, baterista] comentou comigo, sei que a Black Days tem caminhado para ser autossuficiente nesse mérito também. Como vocês encaram essa responsabilidade e qual é a visão que tem para o futuro da banda como negócio?
João Bonafé: Bom, parte do pressuposto de que se nós mesmos não colocarmos a mão na massa ninguém vai fazer isso pra gente, então se queremos estar em uma banda, temos que estar envolvidos no projeto de ponta a ponta em todos os aspectos. Afinal de contas quem é melhor do que nós mesmos para se conectar e se comunicar com o nosso próprio público?
A ideia é se profissionalizar cada vez mais, entregar um show cada vez mais competente , com materiais de qualidade sem perder a essência.
TMDQA: Como qualquer outra banda iniciante, é normal ter que encarar o vai-e-vem de integrantes. Recentemente a formação da banda foi reduzida, contando somente com um guitarrista agora. Para o tipo de som que vocês fazem, essa mudança foi bem-vinda ou ainda pensam em ampliar o número de integrantes?
João Bonafé: A ausência de uma das guitarras abriu espaço pra uma porção de elementos que realmente nos deixaram satisfeitos, além de ter facilitado um pouco na logística. A porta não está fechada, mas não é uma preocupação, até por que essa ausência fez com que nos aproximássemos mais e de uma certa maneira, deixou o time mais coeso.
TMDQA: Além de novo materiais, quais são os planos para a Black Days em 2019?
João Bonafé: ESTRADA, SHOW, ESTRADA, SHOW, ESTRADA, SHOW…. Queremos tocar no maior número de lugares que nós conseguirmos, conhecer novas cidades, revisitar aquelas que já passamos nos trabalhos passados e fazer novas amizades.
TMDQA: Podem deixar uma mensagem para os leitores do site, tanto fãs quanto pessoas que ainda não conheçam a Black Days?
João Bonafé: Muito obrigado TMDQA pelo espaço, estamos bem contentes com o que está por vir, apoiem suas bandas nacionais favoritas, vão aos shows, comprem seu merchs e nos vemos por aí!
Vocês podem conferir o novo single da Black Days, “Espelho” logo no player abaixo. A faixa já está disponível para streaming via Spotify e YouTube.
Para todos que se interessaram pelo trabalho da banda, a agenda da Black Days para o primeiro semestre de 2019 já conta com uma mini-turnê de 3 datas pelo sul do país em companhia de Ponto Nulo No Céu, com apresentações em Florianópolis (15/02), Balneário Camboriú (16/02) e Curitiba (17/02). A banda retorna a São Paulo para se apresentar com os cariocas do Menores Atos no dia 16 de Março, em São Bernardo.
Quem procura aprender mais sobre técnicas de produção audiovisual para o universo musical pode buscar mais informações sobre o Gravando Bandas através do site oficial do curso.
Gravando Bandas com DSLR – Jornada Adobe from derick.borba on Vimeo.