Androide Sem Par aborda o movimento indígena no clipe de "RUYNAS"

O Androide Sem Par lança com exclusividade no TMDQA! seu novo clipe. Faixa faz parte do segundo disco de estúdio da banda, que chega no dia 22 de Fevereiro.

Androide Sem Par - RUYNAS
Foto: Reprodução/VEVO

O Androide Sem Par está chamando atenção para assuntos dos mais importantes em seu novo disco de estúdio.

RUYNAS, segundo álbum da banda e sucessor de Grave (2013), traz temáticas como a ancestralidade e identidade indígena, migração nordestina, relações homoafetivas, equidade de gênero e os direitos da comunidade LGBTQ. Hoje (11), o grupo lança com exclusividade no TMDQA! o clipe da ótima faixa título do disco, com foco no ativismo e a demarcação de terras indígenas.

Compositor e vocalista da Androide Sem Par, Juão Nyn nasceu em Natal (RN) e se autodeclara potiguara. O Rio Grande do Norte é o estado com a menor população indígena autodeclarada do Brasil, 0,3% segundo o censo IBGE de 2010.

Sobre sua identificação, Nyn comenta:

Infelizmente, a ficção que aceitamos e chama-se Brasil, começou pelo Nordeste. No Rio Grande do Norte, além do enorme genocídio indígena causado pelos Holandeses, pelos Portugueses e a obsessiva catequização cristã, Natal foi base dos EUA durante a 2° Guerra Mundial (por ser o lugar mais próximo da Europa), criando um processo de aculturação irreversível. O que aconteceu com o Rio Grande do Norte é o que todo o resto do Brasil profundo tem medo que aconteça com ele: chegar ao Futuro e parar no Tempo. Uma Ruyna maquiada, uma cidade sem emblemas além dos turísticos, identidades diluídas. Então, me autodeclarar indígena é uma escolha política, que passa pela retomada de consciência e pela importância social de não romper essa ponte com o passado.

O clipe foi dirigido por Dennis Siqueira e Paloma Bertissolli, do coletivo Coagula. Assista abaixo!

Androide Sem Par

A banda foi fundada em Natal (RN) em 2013, e sua formação atual conta com Juão Nyn (vocalista), Emmo Martyns (guitarra), Gustavo Vycente (baixo) e Renato Lellys (bateria).

O segundo álbum do grupo, RUYNAS, foi gravado e mixado nos estúdios da Bamba Music em São Paulo por Emmo Martins. A banda fará o show de lançamento do clipe e primeiro single de trabalho no dia 15 de Fevereiro no espaço cultural Mundo Pensante. Na semana seguinte, no dia 22 de Fevereiro o quarteto apresenta o show oficial de lançamento do disco no Teatro de Container, no centro de SP.