Red Hot Chili Peppers é uma das bandas mais respeitadas do mundo. Com onze álbuns lançados (e o décimo segundo já a caminho), o grupo ainda lota shows por onde passa.
Os fãs, por sinal, já pegaram a “manha” das apresentações da banda. Sabem como os shows começam e terminam, e entendem que certas músicas não podem faltas nas setlists. Uma delas é o clássico “Californication“, faixa título de um dos discos mais prestigiados da banda. Um dos pontos altos dos shows do RHCP, a canção costuma ser antecedida por uma jam cheia de groove e sintonia entre Flea e o guitarrista do grupo — hoje, Josh Klinghoffer.
Na época de John Frusciante, responsável pela composição dos poderosos riffs da música, as jams se tornaram destaque nos shows, aquecendo o público. Por exemplo, temos o épico show no Slane Castle, gravado em 2003, em que foi registrada uma incrível jam introdutória para o hit.
Homenagem
Na última terça-feira (05), a banda se apresentou na cidade de Perth, na Austrália e, como sempre, foi feita a tal jam.
Protagonizada por Flea e Josh, a introdução, com cerca de dois minutos e meio de duração, contou com uma homenagem ao ex-guitarrista do grupo.
Antes de desembocar no icônico riff da faixa, Josh aproveitou para tocar um trecho de uma rara faixa do colega John Frusciante. Trata-se de “Ants“, lançada exclusivamente na versão de fita cassete do álbum Niandra LaDes and Usually Just a T-Shirt, estreia solo de Frusciante. A faixa foi composta por John e foi utilizada na trilha sonora de Gift, filme de Perry Farrell lançado em 1993.
A data do show marcou também o aniversário de 49 anos de Frusciante. Também ao longo da jam, Josh Klinghoffer toca trechos que lembram a épica introdução feita no Slane Castle.
Confira abaixo o momento, gravado por um fã. Seguindo o tempo do vídeo, o trecho de “Ants” começa a ser tocado por volta de 01:50.