Música

Morrissey é criticado após apoiar partido de extrema direita

Depois de ser visto usando um broche do partido For Britain, de extrema direita, Morrissey foi criticado nas redes sociais. Ele já havia declarado apoio.

Morrissey 2
Foto por Diego Castanho

As opiniões políticas de Morrissey mais uma vez viraram polêmica.

Após um show de sua residência na Broadway, o cantor foi visto usando um broche em apoio ao partido For Britain enquanto atendia seus fãs. O partido é de extrema direita e foi fundado em 2017 pela ativista anti-Islã Anne Marie Waters.

Publicidade
Publicidade

No Twitter, o jornalista Dave Haslam declarou:

Meu ex-amigo ostentando um broche da For Britain, um partido violentamente anti-islâmico, cheio de ex-BNP e ex-EDL, pró-privatização, de extrema-direita e propenso a explorar tragédias para disseminar a retórica anti-imigração na internet. O que aconteceu com ‘é preciso coragem para ser gentil e bondoso?’

Apoio

No ano passado, Morrissey já havia declarado seu apoio ao partido, inclusive explicando suas motivações e negando ser racista, como já foi acusado.

Leia (via NME):

Tenho acompanhado um novo partido chamado For Britain, liderado por Anne Marie Waters. É a primeira vez na minha vida que vou votar em um partido político. Finalmente tenho esperança. Eu acho que a mudança constante entre Tory-Labor-Tory-Labor é inútil. O For Britain não recebeu nenhum apoio da mídia e foi dispensado com a habitual acusação infantil de ‘racismo’. Eu não acho que a palavra ‘racista’ tenha algum significado, além de dizer ‘você não concorda comigo, então você é racista’. As pessoas podem ser totalmente estúpidas.

Anne Marie Waters procura uma discussão aberta sobre todos os aspectos da Grã-Bretanha moderna, enquanto outras partes não permitem opiniões diversas. Ela é como uma versão humana de Thatcher… se tal conceito pode existir. Ela é uma líder absoluta, ela não lê um roteiro, acredita na herança britânica, na liberdade de expressão e quer que todos no Reino Unido vivam sob a mesma lei. Acho isso convincente, agora, porque é muito óbvio que os trabalhistas ou os conservadores não acreditam na liberdade de expressão … quero dizer, olhe para o tratamento chocante de Tommy Robinson…

Eu sei que a mídia não quer Anne Marie Waters e eles tentam manchá-la, mas eles estão errados e devem dar a ela uma chance, e eles devem parar de acusar as pessoas que querem um debate aberto como ‘racista’. Como eu disse anteriormente, a esquerda tornou-se de direita e a direita tornou-se a esquerda — uma mudança completa, e esta é uma Inglaterra moderna muito infeliz.

LEIA TAMBÉM: Mais polêmica: Morrissey afirma que Adolf Hitler era “de esquerda”

Sair da versão mobile