Há 10 anos o Phoenix lançava "Wolfgang Amadeus Phoenix"

O quarto disco da banda francesa Phoenix catapultou o indie do grupo para grandes públicos com hits como "Lisztomania", "1901" e "Lasso".

Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix

25 de Maio de 2009. Há 10 anos, pouco menos de um mês antes desse site nascer, a banda francesa Phoenix lançava o seu quarto disco de estúdio e não apenas mudaria a história da sua carreira como também se tornaria um dos nomes mais comentados do planeta.

Tudo isso por causa de Wolfgand Amadeus Phoenix.

Publicidade
Publicidade

Fundada longos anos antes, em 1997, a banda de Versailles já havia lançado discos cheios em 2000, 2004 e 2006, mas não havia saído da bolha da música alternativa e tinha certo respeito no underground, tudo isso bem longe dos números que alcançaria com seu novo registro.

Produzido pelo próprio grupo ao lado de Philippe Zdar, o disco tem 10 faixas que resumem muito bem o espírito e a sonoridade do Phoenix com a diferença de ter um apelo pop como a banda ainda não havia conseguindo emplacar em suas canções anteriores.

Logo de cara, “1901”, “Lasso” e a gigantesca “Lisztomania” tornaram-se hits globais e não só caíram nas graças de um público indie cada vez maior como passaram a tocar nas rádios e a atingir as massas.

Origem do Nome

Ao falar sobre o nome do disco, um trocadilho com o nome do lendário compositor Wolfgang Amadeus Mozart, o vocalista Thomas Mars explicou que era “quase uma brincadeira infantil”, dizendo:

O nome do álbum é quase como uma coisa infantil, como se você estivesse soltando uma criança no museu e ela desenha um bigode na Mona Lisa ou algo do tipo. É meio coisa de pirralho, especialmente para mim, porque a minha mãe é Alemã e o Mozart é Austríaco, e na Alemanha é meio como se a gente estivesse tirando sarro do Papa ou algo do tipo.

Wolfgang Amadeus Phoenix e os Prêmios

Gravado no estúdio de Phillipe Zdar em Paris, Wolfgang Amadeus Phoenix acabou entrando no Top 10 das principais listas com os melhores discos de 2009, incluindo a terceira posição na revista TIME, a oitava na Pitchfork, a terceira na SPIN e a medalha de ouro para The A.V. Club e Drowned In Sound.

Além disso, ainda levou o Grammy de Melhor Disco de Música Alternativa no ano seguinte, o que ajudou a alavancar ainda mais a popularidade do álbum que colocou o Phoenix nos line-ups de grandes festivais, com direito a, anos depois, em 2013 quando lançava o sucessor Bankrupt!, ser headliner do influente Coachella.

Na Cultura Popular

Recentemente “Lisztomania”, canção batizada com o termo criado pelo escritor Heinrich Heine para descrever a resposta das plateias à maneira como o pianista Franz Liszt tocava, voltou aos holofotes principalmente nos Estados Unidos.

Isso porque foi resgatado um vídeo de Alexandria Ocasio-Cortez, congressista dos EUA que pode ser candidata à presidência do país em 2020, dançando o hit em um telhado ao lado dos seus amigos de faculdade na Boston University.

O vídeo foi uma tentativa que políticos de direita imaginaram para “manchar” a imagem da jovem congressista, conhecida por seus ideais à esquerda, mas a homenagem ao som do Phoenix e filmes dos Anos 80 e 90 como Clube dos Cinco acabou aumentando a sua popularidade, com direito à banda dando os parabéns.

Agora é só apertar o play e aproveitar! Sabadão e aniversário do disco? É a deixa perfeita para cantar, pular e dançar. Divirta-se!

Sair da versão mobile