Lançamentos Nacionais: Breu, Laura Petit, Gloria, Bernardo Bauer, Glowing Tree

Álbuns conceituais, clipes que marcam território na cena musical do nosso país são pautas da coluna de Lançamentos Nacionais de hoje. Aprecie!

Breu

Ao trazer uma nova roupagem, a começar pelo nome, a banda Breu, antiga MDNGHT MDNGHT, lançou o single “Voar de Novo”.

A canção faz parte do disco de “estreia”, intitulado Ideia Errada. A sonoridade base continua sendo o psicodélico mais pop, mas com nuances do progressivo. Tanto com nome da banda e letras das canções em português, a banda busca coisas novas dentro da brasilidade, absorvendo influências genuinamente da música popular brasileira.

Almejando novos horizontes, clipe é o ponto de partida para a nova fase do grupo, que se vê pronto para efetivar a inevitável formulação de uma nova identidade. Com direção do próprio baterista Anderson Freitas, o vídeo mostra a complexidade de uma relação a dois. Assista:

Laura Petit

Laura Petit
Foto: Divulgação

No meio da grande safra de lançamentos nacionais deste ano, Laura Petit repagina a canção “Quadril é Osso”.

Na canção, a artista mostra uma outra maturidade musical, e a faixa, que integrava seu segundo EP Manacá Dente Saudade (2015), agora ressurge em um arranjo mais envolvente para somar ao seu novo disco de estúdio, com um som cheio de psicodelia e melodrama para sua MPB experimental.

O clipe, gravado no Rio de Janeiro, mostra as bailarinas Carolina Navarro e Lais Atanazio interpretando a intensidade da canção. A coreografia, também assinada por Carolina Navarro, dá forma e peso à música de Laura, ela que por muito tempo também foi bailarina. Unindo a sua vivência na dança com a trajetória musical, a cantora propõe uma visão diferente sobre o desejo e a paixão. Assista:

Gloria

Gloria
Foto: Divulgação

O quinteto paulista trouxe ao mundo recentemente o disco Acima do Céu.

O sexto trabalho da banda traz um conceito mais abrangente e vai além da sonoridade potente de outrora. Com produção e mixagem assinada pelo guitarrista Peres Kenji, o disco busca abordar temas intrínsecos, como depressão, mudanças pessoais e o sentimento de saudade. Além de mensagens inspiradoras e outras canções carregadas de referências e protestos, como em “Nós somos a revolução”, em que traz trechos de Carlos Marighella, na ocasião que invadiu a Rádio Nacional, durante a ditadura militar.

Ouça:

Bernardo Bauer

Bernardo Bauer
Foto: Júlia Baumfeld

Dois anos após o lançamento do disco de estreia, Bernardo Bauer divulga o single “Coragem”. A canção que faz parte de seu segundo disco solo, intitulado Pássaro-Cão, a faixa inaugura um novo momento do compositor mineiro.

Composta durante as eleições presidenciais de 2018, a música traz uma reflexão do artista sobre como o medo impede o aprofundamento de todas as discussões e ações. O videoclipe é uma espécie de sonho lúcido, onde o personagem está sempre em movimento por lugares um tanto surreais, e brinca com a estética 2D que estão presentes nos jogos.

O clipe foi inspirado em Limbo, um jogo onde o personagem ultrapassa obstáculos em um ambiente soturno, e encontra portais que o levam a submundos. O foco era levar essa história do medo pra um ambiente cibernético, onde a realidade se transforma, segundo o próprio artista.

Bauer levou essa ideia para Leonardo Branco, diretor do videoclipe, que desenvolveu o roteiro e o realizou junto da equipe de sua produtora, Limão Capeta Filmes. A artista mineira Sara Não Tem Nome, que participa tanto da faixa quanto do clipe, assina a direção de arte. Assista:

Glowing Tree

Glowing Tree
Foto: Divulgação

A banda paulista Glowing Tree traz ao mundo o clipe de “Johnny Parker”.

Ao apresentar uma sonoridade familiar do rock dos anos 90, com influências enraizadas de bandas como Silverchair e Smashing Pumpkins, a letra aborda temas corriqueiros, como amor e decepção. O clipe, feito em plano sequência, denota um estética simples e minimalista. Assista: