Não há dúvidas de que o Greta Van Fleet é o nome mais comentado do novo Rock And Roll.
Com 20 e poucos anos de idade, os integrantes da banda conseguiram se conectar a jovens que não se identificam com o Pop ou o Hip Hop que dominam as paradas mundiais, e finalmente encontraram uma banda com guitarra, baixo, bateria e um vocal distinto para cantar junto.
De quebra, como foi possível ver aqui no Brasil, os caras ainda conquistaram o público mais velho que cresceu ouvindo bandas como Rolling Stones, AC/DC e sim, o Led Zeppelin, e parecem estar no caminho de se tornarem um dos maiores nomes do planeta.
Mas nem tudo é Greta Van Fleet nesse mundo e há uma onda interessantíssima de novas bandas de Rock And Roll fazendo barulho por aí.
Nós falamos diariamente sobre elas aqui no TMDQA! em posts dos mais variados, mas resolvemos compilar uma lista com a seleção que pode ser vista logo abaixo.
Nós inclusive invadimos a playlist oficial do TMDQA! com músicas delas no início para você dar uma sacada. Divirta-se!
The Struts
Assim como o Greta Van Fleet, a banda britânica The Struts também se apresentou no festival Lollapalooza Brasil e, na opinião do TMDQA!, fez até mais bonito que os caras com seu show.
Apostando no Rock And Roll clássico feito para dançar, o grupo é liderado por Luke Spiller, vocalista que parece reunir as qualidades de nomes como Freddie Mercury, Mick Jagger, Robert Plant e David Bowie em uma pessoa só.
Logo após a apresentação, os caras entraram em estúdio com o TMDQA! e gravaram duas músicas: “Body Talks” com participação especial da brasileira Karen Dió (Violet Soda) e “Could Have Been Me”.
Você pode assistir aos vídeos logo abaixo.
Rival Sons
Fundada em 2009 assim como o TMDQA!, a banda norte-americana Rival Sons é uma das mais sensacionais quando o assunto é Rock And Roll dos clássicos.
Produzindo sem parar, o grupo já chegou ao seu sexto disco de estúdio em 2019 com Feral Roots e apresenta Blues Rock como poucos fazem no planeta.
IDLES
Logo mais você irá perceber: o início dessa lista é feito por diversas bandas que vêm do Reino Unido, e assim como aconteceu outras vezes na história do Rock, são os britânicos quem estão fazendo os trabalhos mais interessantes do estilo.
O IDLES é mais um nome desses e em 2018, inclusive, ocupou o topo da nossa lista com os 50 melhores discos internacionais do ano. No sensacional Joy As An Act Of Resistance, a banda mistura Punk, Palavra Falada, Indie e performances ao vivo surreais para entregar o que há de melhor nas guitarras.
Fontaines D.C.
Se em 2018 o melhor disco ano foi do IDLES, há grandes chances de que em 2019 o título fique com os irlandeses do Fontaines D.C.
Dogrel, álbum de estreia da banda, é uma aula de post-punk em tempos complicados como os que vivemos.
Shame
Também bebendo na fonte do Post-Punk e direto de Londres, a banda Shame é mais uma que lançou um disco de estreia grandioso.
Trata-se de Songs Of Praise, de 2018, que inclusive chegou ao topo das paradas de discos de vinil do Reino Unido.
PUP
A banda canadense tem dado o que falar e em 2019 está lançando o seu terceiro disco, Morbid Stuff.
Aqui os punk rockers do PUP mostram o que sabem fazer de melhor com canções cheias de energia e muita honestidade lírica pra esbanjar.
The Fever 333
Outra banda que passou pelo Brasil no Lollapalooza esse ano foi a sensacional Fever 333, que mostrou canções que lembram muito nomes como Rage Against The Machine e Linkin Park aliadas a uma das melhores performances ao vivo da atualidade.
Black Pistol Fire
Apostando no formato de “dupla explosiva” com bateria e guitarra, a banda canadense Black Pistol Fire foi fundada em 2011 e de lá pra cá lançou cinco discos, sendo o último deles Deadbeat Graffiti, de 2017.
black midi
black midi é mais uma banda de Londres a chamar a atenção dos críticos por conta da sua mistura impressionante de estilos e uma agressividade orquestrada nos mínimos detalhes com guitarras que remetem ao math rock e ao post-punk.
Seu primeiro disco sai no dia 21 de Junho.
Highly Suspect
Outro trio fundado em 2009, o Highly Suspect surgiu nos Estados Unidos e fez muito barulho com seu disco de estreia, Mister Asylum, lançado em 2015.
Já no ano seguinte veio o sucessor The Boy Who Died Wolf e mais músicas que são resultado de um caldeirão maluco com direito a Blues Rock, Rock Alternativo, Punk e Pop Rock.
White Reaper
Direto de Louisville, nos Estados Unidos, a banda White Reaper faz rockão daqueles clássicos, que lembra nomes como Tom Petty e Bruce Springsteen, cheio de guitarras que nos levam direto aos Anos 80 e 90.
Hop Along
Em 2018 a banda lançou seu terceiro e melhor disco de estúdio, Bark Your Head Off, Dog, mostrando a versatilidade que tem para ir do Indie ao Punk rapidamente.
Screaming Females
Outro nome que lançou um grande disco em 2018 foi a banda Screaming Females, com All At Once, onde despejou as influências do Pop-Punk ao Rock Clássico em um grande molde com a sua cara.
Islander
Se você é daqueles que gosta da alternância de peso e melodia, mais ou menos na vibe do que faz o Deftones como nenhuma outra banda no mundo, o Islander é uma boa pedida.
Fundado em 2011 nos Estados Unidos, o grupo já lançou dois discos de estúdio.
Graveyard
O Graveyard está longe de ser um novo nome, já que foi fundado em 2006, mas voltou à ativa em 2017 após um curto hiato e é bom pra cacete, então a gente vai colocar aqui.
Misturando hard rock com stoner e psicodelia, a banda sueca construiu uma sonoridade própria em discos incríveis Innocence & Decadence, de 2015.