Não há dúvidas: o projeto Natura Musical é um dos mais interessantes quando o assunto é aliar uma marca a investimentos em cultura.
A partir do seu edital, ano após ano, a Natura tem viabilizado não apenas gravações e prensagens de discos físicos de artistas, como suas turnês e ações que fazem com que música de altíssima qualidade chegue aos ouvidos de todo país.
Desde artistas promissores em início de carreira até nomes consagrados e, mais recentemente, festivais, coletivos e projetos inspiradores, o edital Natura Musical aposta no que há de melhor no país através da curadoria e seleção de pessoas que trabalham com música 24 horas por dia e têm a árdua tarefa de chegarem a denominadores comuns entre o material que é recebido nas inscrições.
Ao falar sobre a iniciativa, a gerente de Marketing Institucional da Natura, Fernanda Paiva, explicou:
Buscamos por projetos que representem a diversidade e o vigor da produção atual da música brasileira. E Natura Musical vem para somar forças, para apoiar o trabalho de artistas, bandas e cenas que são porta-vozes do nosso tempo.
Os projetos patrocinados têm nas mãos o potencial para fortalecer o legado da música brasileira e, ao mesmo tempo, injetar energia ao mercado, ampliar seu impacto e renová-lo.
Ao todo serão R$ 5,4 milhões em patrocínio, aliando recursos da Natura e outros incentivados, com projetos sendo contemplados em todo Brasil por meio da Lei de Incentivo à Cultura (nacional) e, de forma regional, na Bahia (Faz Cultura), Minas Gerais (Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais), no Pará (Semear) e no Rio Grande do Sul (LIC).
Inscrições Natura Musical
E por falar nisso, as inscrições para o edital Natura Musical desse ano acabaram de abrir, e você, artista que está pensando em formas de viabilizar seu trabalho, não pode ficar fora dessa.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de Julho nesse link aqui.
Informações Gerais
Inscrições abertas: de 2/7 até 19/7 (até às 17h, pontualmente)
Contatos em caso de dúvidas:
(11) 5056-9816 ou [email protected]
O atendimento será realizado das 10h às 17h, durante o período de inscrições.
Discos Viabilizados por Natura Musical
Para entrar no clima do edital Natura Musical, nós relembramos aqui 15 discos que foram lançados com apoio do projeto, e você vai ver que entre nomes dos mais diversos, os álbuns acabaram se tornando alguns dos lançamentos mais importantes do país.
Lenine – Labiata (2008)
Em seu sexto disco de estúdio, o mestre Lenine gravou composições que escreveu ao lado de nomes como Chico Science, Lula Queiroga e Arnaldo Antunes, e ganhou notoriedade musical por conta das suas canções.
A Natura apoiou a gravação do álbum.
Baden Powell – Afrosambajazz (2009)
Em 2009, nós tivemos a oportunidade de revisitar a incrível obra de Baden Powell, violonista brasileiro considerado como um dos melhores de todos os tempos.
Com apoio da Natura Musical para a gravação, o arranjador Mario Adnet se juntou ao pianista Philiippe Baden Powell, filho do artista, para apresentar 14 afro-sambas do icônico músico, incluindo sete composições inéditas.
Elza Soares – A Mulher do Fim do Mundo (2014)
Com apoio para gravação e turnê, o edital ajudou a fazer sair do papel um dos discos mais importantes da última década na música nacional.
A Mulher do Fim do Mundo não apenas reergueu a carreira de Elza Soares como mostrou uma mistura de arranjos incríveis e composições contundentes com aquele vozeirão que só a cantora tem.
Emicida – Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015)
Quando o rapper Emicida foi para a África e voltou de lá repleto de experiências incríveis que transformou em canções, lançou o seu segundo disco de estúdio na forma do ótimo Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa.
Tanto a gravação quanto a turnê do álbum foram apoiados pelo edital Natura Musical.
O Terno – Melhor Do Que Parece (2016)
Outro disco bastante influente na música brasileira dos últimos anos, Melhor Do Que Parece colocou o nome da banda paulistana O Terno definitivamente entre os grandes do país e teve apoio do edital tanto para a gravação quanto para sua turnê.
Giovani Cidreira – Japanese Food (2017)
Inspiradíssimo, Giovani Cidreira lançou o seu segundo disco em 2017 com apoio de gravação e turnê do edital e tornou-se um dos nomes mais comentados do país.
Por conta das suas canções e aparições em alguns dos principais festivais por aqui, rapidamente garantiu novos seguidores e entrou nas listas de melhores álbuns daquele ano na maioria dos veículos.
Tom Zé – Tropicália Lixo Lógico (2012)
Em 2012 o mestre Tom Zé resolveu se unir a distintos nomes da música brasileira incluindo alguns que ainda estavam construindo seu caminho.
Com apoio do edital para gravação do álbum, convidou Emicida, Mallu Magalhães, Rodrigo Amarante e Pélico no que torno-se o álbum Tropicália Lixo Lógico.
Hermeto Pascoal – Natureza Universal (2017)
Outro dos disco que entrou na lista de melhores do ano em 2017, Natureza Universal, do mestre Hermeto Pascoal, não apenas é uma de suas melhores obras recentes como também um marco para a música brasileira dos últimos anos.
Teve apoio do edital para sua gravação.
Xênia França – Xênia (2017)
No mesmo ano, a força da natureza que é Xênia França lançou seu disco de estreia e, literalmente, mostrou seu nome em um álbum poderoso, destaque na música brasileira de 2017.
Teve apoio da Natura Musical para gravação e turnê.
Anelis Assumpção – Taurina (2018)
Outro discão com apoio de gravação e turnê foi Taurina, de Anelis Assumpção, que nos mostrou 13 incríveis canções recheadas de participações especiais como as de Céu, Tulipa Ruiz, Liniker e os Caramelows e Ava Rocha.
Rubel – Casas (2018)
Rubel tornou-se um fenômeno da música brasileira nos últimos anos, arrastando multidões e lotando casas de shows facilmente e muito se deve a Casas, seu mais recente e ótimo disco que teve apoio de gravação e turnê por parte de Natura Musical.
André Mehmari e Ná Ozzetti – Piano e Voz (2005)
Lá atrás, em 2005, a Natura Musical já atuava para celebrar a música brasileira e apoiou a gravação de Piano e Voz, disco que marcou o encontro da voz incrível de Ná Ozzetti com o talento do pianista André Mehmari.
https://www.youtube.com/watch?v=P2nokcVRdMk
Francisco, el Hombre – RASGACABEZA (2019)
Quando a banda Francisco, el Hombre resolveu embarcar em uma nova sonoridade e misturar seus ritmos latinos à música eletrônica, a Natura Musical abraçou o projeto com apoio de turnê e gravação para um álbum que já nasceu cheio de importância com um dos grupos mais interessantes do país na atualidade.
Jards Macalé – Besta Fera (2019)
Em 2019 fomos todos surpreendidos com o anúncio de que o sempre sensacional Jards Macalé lançaria um novo disco de estúdio.
Ele veio com Besta Fera, um dos melhores álbuns do ano que, além do talento ímpar do músico ainda conta com participações de Tim Bernardes, Juçara Marçal, Romulo Fróes e a produção de Kiko Dinucci, também violonista no álbum.
A Natura Musical apoiou o disco com sua turnê e lançamento.
Nação Zumbi – Nação Zumbi (2014)
Após sete anos sem um disco cheio, a influente Nação Zumbi voltou com um álbum homônimo em 2014 que teve apoio de gravação e turnê com o edital e entrou nas listas de melhores discos daquele ano na maioria dos veículos pelo país.
Com participação de Marisa Monte, Nação Zumbi marcou uma retomada interessante para uma banda que tanto ofereceu à música brasileira.