Tristes notícias nesse 06 de Julho de 2019: João Gilberto, um dos nomes mais importantes da história da bossa nova, morreu aos 88 anos de idade.
Nascido em Juazeiro, na Bahia, o artista causou uma verdadeira transformação na música brasileira através de sua voz, um violão, grandes composições e uma nova forma de tocar que influenciaria diversas gerações.
João Gilberto morreu hoje, Sábado (06) e a causa da morte ainda não foi revelada.
João Gilberto
https://www.youtube.com/watch?v=EQC4Ye7hr9Y
Seu primeiro disco de estúdio é Chega de Saudade, lançado em 1959 e que teve Tom Jobim como produtor.
A faixa título e “Bim Bom” já haviam sido lançadas um ano antes, em 1958, e mostrado o talento de um dos músicos mais importantes para a disseminação da música brasileira em outros países em toda história.
Parceria com Stan Getz
Essa popularização, inclusive, teve um dos seus maiores momentos em 1964, quando João Gilberto levou a bossa nova ao mundo através do disco Getz/Gilberto, uma parceria com o saxofonista norte-americano Stan Getz.
O disco foi tão aclamado que ganhou o Grammy de Álbum do Ano, a categoria mais importante da premiação, em 1965 durante uma época em que artistas gigantescos como os Beatles estavam em evidência.
Além disso, foi o primeiro disco de jazz da história a ganhar o prêmio, e esse feito só se repetiria 43 anos depois, em 2008, com River: The Joni Letters, de Herbie Hancock.
Que descanse em paz.